A Metalurgia do Pó
Por: Cristiane Caetano • 18/4/2023 • Artigo • 307 Palavras (2 Páginas) • 64 Visualizações
A metalurgia do pó consiste em um modo de fabricação que tem com finalidade a criação de peças a utilizando uma espécie de pós metálicos e não-metálicos, é comumente usada nas indústrias de criação de carros, de eletrodomésticos, ferramentas de corte e outros. É uma excelente opção para a criação de peças em grande escala, proporciona pouco desperdício de matéria e de energia, em comparação com outras técnicas de fabricação a metalurgia do pó possui baixo custo.
De acordo com autor Schaeffer (2016), este processo que usa parte de um material (metal) em formato de pó como principal matéria para a criação de produtos metálicos. A Versatilidade está em conjunto da capacidade de se unir a materiais com diversos pontos de fusão, sendo assim, podem se criar varias combinações de ligas.
Segundo o autor James (2015), a capacidade de criar peças em modelos complexos e formatos com tolerâncias muito comprimida na sua forma final é de excelente valor quando se analisa a economia de material e energia, do modo que algo que a metalurgia do pó traz um com grande diferencial para ser feito tanto em grande quanto em média escala.
A metalurgia do pó, ganha atenção dos donos de indústria metalúrgica pelo seu baixo custo em relação e versatilidade na sua produção metalúrgica.
A figura abaixo mostra como ocorre o as etapas da metalurgia do pó, da obtenção do pó, passando pela mistura, compactação e por final a sinterização.
Figura 1 etapas da metalurgia do pó
[pic 1]
Fonte: Tsutsuy, 2017
Referências:
JAMES, B, W. Powder Metallurgy Methods and Applications. ASM Handbook, v. 7,2015.
SCHAEFFER, L. Manufatura por ConformaÁ„o Mec‚nica. Imprensa Livre, 2016.
SOARES, L.; SOARES OLIVEIRA, J.; ANTONIO THESING, L. METALURGIA DO PÓ: MÉTODOS E APLICAÇÕES. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 10, n. 2, 3 mar. 2020.
TSUTSUY, T. Recent Technology of Powder Metallurgy and Applications. Hitachi Chemical Technical Report, n.54, 2017.
...