A Metodologia do 5s
Por: s.monteiro • 16/4/2019 • Dissertação • 663 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
METODOLOGIA 5S
O Programa 5 S's tem sua origem no Japão, quando em Maio de 1950, o professor Kaoro Ishikawa apresenta um método para combater o desperdício, e assim ajudar o país destroçado pela guerra, e sem recursos naturais.
1. Senso Seiri - (Senso de Utilização e Descarte)
- Conceito: Identifica o que é necessário, mas também o que não é necessário para o trabalho.
- Características: Subtrair do espaço tudo aquilo que não seja útil.
- Vantagens: Ganho de espaço, facilidade de limpeza e manutenção, melhor controle dos estoques, redução de custos e diminuição de riscos de acidentes.
Na prática, definiria as áreas a serem focadas para identificar o que serve e o que não serve, enfatizando locais com maior urgência de falta de espaço; escolheria junto com os colaboradores o papel de cada um na hora de confirmar a relevância para cada objeto a ser descartado; agendaria um dia para verificação e descarte de todos os materiais considerados inúteis ou desnecessários para realização das atividades.
2- Senso Seiton- (Senso de Arrumação e Ordenação)
- Conceito: Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.
- Características: Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil.
- Vantagens: Rapidez e facilidade para encontrar documentos, materiais, ferramentas e outros objetos, assim como a economia de tempo.
Para dar mais dinâmica no ambiente de trabalho, utilizaria este senso para uma maior economia de tempo, mais rapidez e facilidade para encontrar tudo que é necessário para o bom andamento da produção, além de prevenção de acidentes.
3- Senso Seiso – (Senso de Limpeza)
- Conceito: Limpar e evitar sujar, eliminando as causas e evitando insalubridade do espaço.
- Características: Organização, higienização e arrumação do ambiente de trabalho.
- Vantagens: Melhoria do local de trabalho, satisfação dos empregados por trabalharem em ambiente limpo, maior segurança e controle sobre equipamentos, máquinas, ferramentas e eliminação de desperdício.
Para dar a melhor sensação de satisfação, evitando trabalhar em um ambiente sujo, partiria para a padronização e melhoria contínua das atividades. Nessa etapa a exigência será focada na limpeza, tanto do ambiente físico como pessoal, pois se não houver mudanças no comportamento das pessoas e nas rotinas que geram sujeira logo voltaremos a situação inicial.
Na prática, o colaborador deverá estar ciente de que precisa manter seu ambiente de trabalho limpo e arrumado, incluindo os equipamentos de suas atividades.
4- Senso Seiketsu – (Senso de Saúde e Higiene)
- Conceito: Conservar um ambiente de trabalho em perfeitas condições sanitárias e de higiene.
- Características: Visar a melhoria da qualidade de vida, criando condições que favoreçam a saúde física, mental e emocional, que assim a empresa exija.
- Vantagens: Redução de custos, de desperdício, de acidentes e aumento da produtividade.
Na pratica, evitar que o colaborador tenha um mal rendimento, por conseguinte diminuindo o afastamento por motivo de doenças, é preciso aplicar diversas atividades e melhorias ao ambiente, como por exemplo: Iluminação do ambiente de trabalho adequada; Apresentação pessoal, demonstrando asseio; Práticas de alongamento nos postos de trabalho; Solicitação de exames periódicos e exercícios físicos; Estimulo a confiança, amizade e solidariedade.
...