A Motivação
Por: Kelly Ferrão • 3/6/2018 • Resenha • 974 Palavras (4 Páginas) • 138 Visualizações
[pic 1]
ALUNA: Kelly Ferrão
DATA: 11/11/2017
Motivação
- O que é motivação e como um líder pode motivar as pessoas a se engajarem em causas que promovam o bem comum?
A definição de motivação no dicionário Aurélio é a seguinte: Motivação é o ato ou efeito de um conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes), de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo. Uma pessoa é igual a uma história, cada indivíduo tem uma experiência diferente em sua vida e a vê de uma maneira diferente, por isso a motivação é tão complexa. O que pode me motivar, pode não motivar você. Esse é um grande desafio para o líder.
O papel do líder para influenciar a motivação nas pessoas é primeiramente procurar conhecer a personalidade de cada um, o que motiva aquela determinada pessoa a comprar a causa e fazê-la com afinco e dedicação.
E quando digo conhecer a pessoa, me refiro exatamente a questões levantadas na definição de motivação que escrevi anteriormente, o chefe precisa compreender as necessidades fisiológicas, intelectuais e afetivas. Na hierarquia de necessidades criada pelo psicólogo Abraham Maslow as necessidades fisiológicas ficam no primeiro nível da pirâmide são aquelas relacionas com as necessidades básicas dos seres humanos, alguns exemplos, a fome, a respiração, a sede etc. As afetivas ligadas aos relacionamentos com as pessoas que nos cercam, aquela sensação de fazer parte de um grupo podemos enquadrá-la no terceiro nível da pirâmide e por último a intelectual que está relacionada a auto realização do indivíduo, seus sonhos, o que deseja conquistar.
Se um líder conhecer essas características conseguirá conduzir os seus subordinados, pois saberá exatamente qual a necessidade dentro das citadas que a pessoa está procurando obter e com a estratégia certa fará ela alcançar, em resposta a isso terá uma pessoa engajada e motivada dentro de sua equipe.
- Engajamento x motivação: o que os diferencia?
A motivação é segundo CHIAVENATO (1999) aquilo que impulsiona o indivíduo a agir de certa maneira ou que dá origem a um determinado e específico comportamento. A motivação é individual cada pessoa tem sua necessidade.
Já o engajamento é se envolver com empenho em determinada atividade, o indivíduo compreende onde quer chegar e qual caminho precisa percorrer, ele entende o seu papel dentro da empresa e a importância de sua atividade para a instituição. Além disso, o indivíduo torna-se engajado quando é instigado pela instituição a aprender e ela propicia seu desenvolvimento. As pessoas alinham seus interesses pessoais aos da empresa em ação não apenas pelo estado de espírito.
A motivação portanto é algo intrínseco, ou seja, que tem significado para si próprio. Já o engajamento é unir esse significado íntimo e próprio do funcionário com os objetivos de sua empresa, isso acontece quando a pessoa tem uma experiência boa em vários âmbitos, como organização, relacionamento com o líder, o ambiente de trabalho, a recompensa e o reconhecimento pelo seu trabalho.
- Gerações X, Y e millennials: o que as diferenciam quando o assunto é motivação e engajamento?
A geração x, nascida entre 1965 e 1980, são aqueles que batalham por uma carreira e querem ter uma vida saudável, para motivá-los os líderes precisam reconhecer seu trabalho e esforço, possibilitando o crescimento profissional.
Já a geração y, nascidos entre 1981 e 2000, não se sentem bem perante excesso de autoridade, precisam de maior flexibilidade. São pessoas confiáveis e sociáveis, tendo um excelente resultado com trabalhos em equipe.
Na geração Millennial, aqueles que nasceram a partir de 1996, são pessoas famintas por informações, seus pensamentos não são presos, são extremamente conectados e são questionadores.
...