A Motivação
Por: fannykita • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.052 Palavras (5 Páginas) • 179 Visualizações
1-INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos dissertar sobre a importância da Liderança, Maiêutica e Visão sistêmica no ambiente organizacional da empresa Casas Ceará. Para tanto nossa empresa de consultoria- DFLR Consultoria- elencou meios de ocorrer mudanças significativas na forma do senhor Luís Augusto liderar sua equipe.
Desenvolvemos também uma tabela com os traços de personalidade de um colaborador de cada setor da empresa.
Pesquisamos sobre comportamento e os tipos de organizações e relacionamos com a empresa em que estamos prestamos consultoria.
Visitamos outra empresa que já prestamos consultoria e analisamos o que poderíamos usar para melhorar a visão e a motivação dos colaboradores da Casa Ceará.
Dissertaremos sobre motivação e qual a visão de Taylor, Maslow, Herzberg e McGregor sobre o tema, aplicaremos nossas descobertas em uma campanha para motivar e direcionar os funcionários da Casa Ceará em como dialogar e atender adequadamente os clientes da empresa.
9-ABORDAGEM CLASSICA
A abordagem clássica esta fundamentada na Administração Cientifica e criada por Frederick Taylor, essa abordagem tem relata que o trabalhador com maior potencial que ganha o mesmo salario que aquele trabalhador que não executa com afinco suas atividades ou não se importa em fazê-lo, pois sabe que no fim do mês recebera o mesmo valor que aquele que se esforçou.
Por conta disso Taylor afirma que criar condições de pagar mais aquele que produzisse mais seria o correto, sendo sua premissa básica á de que o dinheiro é o melhor motivador.
Vale lembrar e ressaltar que o dinheiro não é um elemento motivador para ser usado com frequência, pois pode possivelmente deixar o trabalhador em maus lençóis.
10- PIRAMIDE DE MASLOW
A pirâmide de Maslow se divide em cinco níveis, e tem como premissa que o homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia, ou seja, a ordem superior surge somente quando a ordem inferior foi relativamente satisfeito.
[pic 1]
Cada um dos níveis representa uma necessidade do ser humano ate que o mesmo alcance o nível mais alto e assim chegue no seu objetivo final, que nada mais é que o próprio sucesso.
11-DOIS FATORES
Na teoria dos dois fatores Frederick Herzberg enfatiza que os fatores que influenciam na produção de satisfação profissional eram desligados e distintos dos fatores que levavam a insatisfação profissional.
Modelo de Herzberg:
MOTIVAÇÃO:
- Trabalho em si;
- Realização;
- Possibilidades de desenvolvimento
- Progresso;
- Reconhecimento;
- Status.
HIGIENE:
- Relações interpessoais;
- Supervisores;
- Colegas;
- Subordinados;
- Supervisão técnica;
- Politica e administração da organização;
- Segurança no emprego;
- Condições físicas de trabalho;
- Salario;
- Vida particular.
12-TEORIA X E Y
McGregor criou dois conjuntos de preposições e premissas a respeito do homem na organização, aos quais denominou Teoria X e Teoria Y.
Na Teoria X o ser humano médio é, por natureza, avesso ao trabalho e o evitara sempre que puder e já a Teoria Y é fundamentada na integração por parte de todos.
TEORIA X | TEORIA Y |
As pessoas são preguiçosas e indolentes | As pessoas são esforçadas e gostam de ter responsabilidade |
As pessoas evitam o trabalho | O trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar |
As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem seguras. | As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios |
As pessoas precisam ser controladas e dirigidas | As pessoas podem ser auto motivadas e autodirigidas |
As pessoas são ingênuas e sem iniciativa. | As pessoas são criativas e competentes |
13-ENDOMARKETING
É uma das ferramentas mais utilizadas para a melhoria do clima organizacional, facilitando as relações entre patrão e funcionário, faz uso da comunicação interna como forma de alcançar objetivos, sendo o publico externo os clientes e observadores e o publico interno funcionários, fornecedores e dirigentes.
14-TEMA DE MOTIVAÇÃO EM EQUIPE
MOTIVAR: SEPARADOS SEREMOS COMO FOLHAS, UNIDOS SEREMOS COMO RAIZES. [pic 2]
Os funcionários da Casa Ceará inicialmente estavam ligados na teoria da abordagem clássica que tem como motivação apenas e essencialmente o dinheiro, porem com as mudanças já apresentadas as teorias que mais se encaixam e aplicam na empresa são as teorias de Maslow e de McGregor.
Inicialmente as mudanças exercidas na empresa com o auxilio das teorias abordadas, trará maiores ganhos tanto para seus colaboradores quanto para o senhor Luis, que como um bom líder ira motivar seus subordinados da maneira correta.
...