A ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS E ADM SISTEMICA
Por: Gabriele Freitas • 22/6/2018 • Trabalho acadêmico • 578 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
Relacionar atraves de exemplos empresariais os conceitos de Organização e Métodos e Abordagem Sistemica.
Oliveira (2013, p. 7) diz que a OSM tem como função dar suporte a todos os processos de uma empresa, visando reduzir custos e tempo para a realização de uma atividade, além de estruturar e organizar os processos. Segundo CRUZ (2002), Métodos pode ser definido como “Estudo das organizações por meio da análise de cada uma das suas atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interligá-las de forma sistêmica.”, a forma sistêmica permite a efetiva resolução de problemas a partir de um extenso olhar para o todo, em vez de uma análise específica das partes, assim, nota-se que O&M e a Abordagem Sistêmica estão extremamente ligados.
Caso 1: A COMPANHIA DE PARAFUSOS E REBITES MICHELETTO, de CANOAS(RS).
A empresa já era uma veterana quando começou a dar sinais de cansaço. Quando completou 90 anos de funcionamento, a companhia se viu num beco sem saída.
Problemas: Investimentos mal planejados geraram uma dívida sete vezes maior do que seu faturamento anual; O preço de seus produtos estava congelado havia dois anos, mesmo com o aumento na cotação de sua principal matéria-prima, o aço; Os donos, já em idade avançada, não queriam mais tocar o negócio; Os herdeiros não chegavam a nenhum consenso sobre como administrá-lo; A gestão da Micheletto se resumia a atender fiscais da Receita Federal cobrando impostos atrasados, driblar fornecedores raivosos com a falta de pagamento e enrolar funcionários que pediam verbas para consertar máquinas estragadas.
MEDIDAS CORRETIVAS ADOTADAS:
1) Em maio de 2002 o Conselho de administração da Micheletto decidiu contratar um especialista em reestruturação de empresas;
2) Suas medidas foram drásticas: demitiu cerca de 20% dos funcionários - muitos deles com mais de 20 anos de casa - e concentrou a produção de duas unidades fabris em apenas uma. O especialista também criou ferramentas de controle das margens de cada produto e renegociou as pesadas dívidas da empresa
POSSÍVEIS MEDIDAS A TEREM SIDO ADOTADAS:
- Definição de metas e planos de trabalho dos vendedores; Gerenciamento dos esforços de vendas com base nos segmentos de atuação; Definição do processo de remuneração variável e recompensas; Gerenciamento da troca de informações com os clientes; Gerenciamento da equipe comercial; Avaliação de desempenho dos colaboradores; Gestão das relações trabalhistas; Contas a pagar e receber; Análise do fluxo de caixa; Orçamento empresarial; Crédito e cobrança; Análise e Gestão dos demonstrativos financeiros (Balanço, Demonstração do Resultado do Exercício - DRE, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos – DOAR); Auditoria das contas da empresa; Entendimento dos objetivos e estratégias de produção; Elaboração de uma estratégia de produção; Projeto de produtos e serviços; Projeto de arrojos físicos de produção; Planejamento e controle da produção; Melhoria do desempenho da produção; Gestão da qualidade da produção; Gerenciamento do fluxo de produtos dos fornecedores aos clientes finais; Planejamento sobre a compra de matéria prima, gestão da produção, logística e marketing;
RESULTADOS ALCANÇADOS:
No final de dois anos, o faturamento da Micheletto crescia 25% e a receita com as exportações dobrava. De quebra, como os donos queriam se aposentar, a gestão do especialista serviu para tornar a empresa atraente a investidores. "Era um trabalho de vestir a noiva", comentário do especialista.
Seis meses depois do especialista deixar o comando, a Micheletto foi vendida por R$ 3,5 milhões para a Comafal, indústria pernambucana de tubos e perfis de aço.
...