A Origem da Gerencia
Por: Luisa Dias • 10/4/2023 • Trabalho acadêmico • 946 Palavras (4 Páginas) • 94 Visualizações
QUESTÕES – A ORIGEM DA GERÊNCIA
Nome: Anna Luisa Dias
Curso: Gestão Comercial – 1° período
- Quando começou o capitalismo industrial?
R: O capitalismo industrial surgiu com a Revolução Industrial no XVIII e se consolida com a Segunda Revolução Industrial em meados do século XIX e início do XX.
- No início do capitalismo industrial como o capitalista utiliza o trabalho?
R: No início, o capitalista utiliza o trabalho tal como lhe vem das formas anteriores de produção, executando os processos de trabalho tal qual eram executados antes.
- O que foram as guildas?
R: As guildas eram oficinas onde tecelões, vidreiros, oleiros, ferreiros, latoeiros, serralheiros, marceneiros, moleiros, padeiros e outros continuam a exercer no emprego do capitalista os ofícios produtivos que executavam como diaristas nas guildas e como artesãos independentes.
- Como eram as primeiras oficinas?
R: As primeiras oficinas eram simplesmente aglomerações de pequenas unidades de produção, refletindo pouca mudança quanto aos métodos tradicionais, de modo que o trabalho permanecia sob imediato controle dos produtores nos quais estavam encarnados o conhecimento tradicional e as perícias de seus ofícios.
- Quais os problemas da gerência surgidas após o “confinamento” dos trabalhadores?
R: A liderança da gerência, que se deu a partir da necessidade de coordenação das atividades em grupos de produção e na organização de empresas. Mesmo em reuniões de artesãos que atuavam independentemente, era preciso ordenar as operações, centralizar o abastecimento de materiais, atribuir funções e manter registros de custos e lucros. Com a expansão de novas indústrias, como refinarias de açúcar e fábricas de sabão, e transformação de processos importantes, funções de criação e coordenação que se tornaram a gerência nas empresas capitalistas.
- Quem assume a gerência no início do capitalismo industrial? Por que?
R: O capitalista assumiu essas funções como gerente em virtude de sua propriedade do capital.
- Qual era a relação entre o capitalista e os trabalhadores assalariados?
R: Relação de “domínio” sobre os trabalhadores. O tempo dos trabalhadores assalariados era propriedade do capitalista. Tendo assim o capitalista como controlador de toda produção.
- O que foram as subcontratações? Por que esse sistema foi utilizado?
R: Foram uma das primeiras fases do capitalismo industrial. Processos de “compra de trabalho” ou subcontratações a fim de desenvolver um certo trabalho. A fim de comprar trabalho do mesmo modo como ele adquiria suas matérias primas.
- Como funcionavam as subcontratações?
R: Era sob a forma de trabalho domicilias na tecelagem, fabricação de roupas objetos de metal, relojoaria e outros. No caso, o capitalista distribuía os materiais na base de empreitada aos trabalhadores, para manufatura em suas casas, por meio dos subcontratadores.
- Qual era a forma de pagamento dos salários?
R: - O pagamento de salários era feito por tarefa ou a base de subcontrato, pagamentos por unidade produzida ou até salário a quem operasse poucas máquinas.
- Quais os principais problemas da subcontratação e produção domiciliar?
R: Os sistemas de subcontratação e produção familiar eram afligidos por irregularidades na produção, perdas de material em trânsito, lentidão na fabricação, falta de uniformidade e rigor na qualidade da produção e incapacidade em transformar os processos produtivos.
- Quais as características do trabalho desenvolvido na construção da Pirâmides do Egito?
R: O trabalho excedente era como base em população escrava, cujo objetivo era a glória dos faraós e de seus sucessores.
- Quais as diferenças do trabalho da Era das Pirâmides para a Era do Capitalismo Industrial?
R: - Na era das Pirâmides, não havia necessidade de expansão de cada unidade. Além disso, os empreendimentos na era das Pirâmides eram realizados com base escravista ou outras formas de trabalho cativo e tecnologia estacionária.
- Com o fim das subcontratações, como o capitalista resolveu os problemas da produção?
R: O capitalista lidando com o trabalho assalariado, o que representa um custo para toda hora não produtiva, desenvolvendo uma nova arte de administrar, totalmente distinta de tudo o que foi visto anteriormente. O capitalismo comercial inventou o sistema italiano de contabilidade, com seus controles e conferências internos. Além disso, herdou as filias subdivididas entre gerências. As estâncias agrícolas e lavouras coloniais propiciaram a experiência de uma rotina supervisionada bem desenvolvida, sobretudo a partir de quando muita mineração primitiva era feita nas estâncias agrícolas da Inglaterra sob supervisão dos estanceiros.
...