A PESQUISA DE MERCADO
Por: Emi Emi • 17/7/2021 • Trabalho acadêmico • 3.530 Palavras (15 Páginas) • 110 Visualizações
PESQUISA DE MERCADO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PESQUISA DE MERCADO 4
2.1 Definição de pesquisa de mercado 4
2.2 Fontes primárias e fontes secundárias 5
2.3 Utilidade da pesquisa de mercado 6
2.4 Etapas de pesquisa de mercado 7
2.5 Informações extraídas da pesquisa 9
2.6 Tipos de pesquisa de mercado 10
2.7 Método quantitativo e método qualitativo 11
2.8 Opinião pessoal 12
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Diversas informações disponíveis hoje foram adquiridas através de pesquisas em diferentes áreas, já que todas as ações em volta de uma pesquisa têm como principal objetivo a descoberta de novos conhecimentos. A indústria da pesquisa de mercado é de natureza comercial, formada pelos institutos especializados, que realizam pesquisas nas áreas de comunicação (marketing, mídia, propaganda, opinião e política) e por seus clientes (empresas anunciantes, veículos de comunicação agências de propagandas, instituições, governos e partidos políticos).
A pesquisa de mercado é apresentada como uma ferramenta eficiente para que o empreendedor possa compreender o que os clientes precisam e desejam. Isso significa que a pesquisa de mercado é feita levando em consideração o cliente, seus desejos e necessidades, visando permitir que sua empresa ofereça produtos e serviços que atendam essas demandas.
Para entender mais sobre esse assunto iremos abordar, neste presente trabalho, a definição de pesquisa de mercado, mostrando as vantagens que a mesma traz para as empresas. Em seguida descreveremos as etapas de como é realizada esta pesquisa e quais os tipos de pesquisa mais utilizados. E também apresentaremos nossa opinião sobre este assunto e finalizaremos com as conclusões a respeito desse tema.
2 PESQUISA DE MERCADO
2.1 Definição de pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado nada mais é do que a coleta de informações a fim de identificar oportunidades e problemas inerentes à área de atuação da empresa e/ou dos seus produtos/serviços. É uma ferramenta bastante útil no momento de definir as estratégias de negócio e muito usada no marketing. As informações obtidas servirão para traçar os melhores caminhos a serem seguidos e para tomar decisões, por exemplo, em relação aos 4P’s do Marketing: Produto, Promoção, Preço e Praça.
Um dos principais focos da maioria das organizações hoje, é agregar valor, e identificar o perfil do consumidor, em busca da satisfação e suprimento das necessidades do cliente. Para que uma organização possa determinar quais as necessidades dos clientes e a partir disso traçar estratégias com intuito da satisfação, é necessário que busquem informações a respeito dos clientes, concorrentes e outras forças que atuam no mercado. A partir disso surge a necessidade de utilizar a pesquisa mercadológica.
A pesquisa de mercado foi originada e desenvolvida nos Estados Unidos em 1910, mas ganhou maior a partir da década de 50. A pesquisa mercadológica é uma das ferramentas mais confiáveis para se obter informações importantes sobre o público alvo, pois a auxilia no conhecer e no saber detalhado de como funciona o comportamento dos consumidores, descobrindo suas necessidades e desejos. A pesquisa mercadológica também auxilia na identificação de problemas, oportunidades, e conceitos de mercado, é muito utilizada para acompanhar e monitor negócios e tornando-se um importante ingrediente nos processos de tomada de decisão, ajudam as empresas a traçarem seus objetivos e serem bem sucedidas durante a sua trajetória diante do mercado.
Malhotra (2001) Pesquisa de mercado é a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e seu uso visa a melhorar as tomadas de decisão relacionadas à identificação e solução de problemas (e oportunidades).
Para ser feito uma pesquisa de mercado é ideal um planejamento sucinto, objetivo, metódico, e as informações devem ser fornecidas de formas precisas, confiáveis, válidas e atuais, ou seja, que demonstram situações verdadeiras e imparciais. No momento de uma tomada de decisão, não pode mais ser baseada por intuição, achismo ou instituto, a partir do momento que a parte gerencial toma decisões incorretas por falta de informações, podem trazer sérios problemas que vão impactar na estratégia de uma organização. Dessa forma é ideal que os gestores da organização, tenham informações completas para saberem como reagirem no processo de tomada de decisão relacionado ao mercado alvo, a segmentação desse mercado, controle e desempenho do marketing organizacional.
Segundo Marco Antonio de Souza Aguiar, considera-se pesquisa de mercado toda pesquisa que visa obter informações consideradas necessárias à tomada de decisões diante de problemas ou de situações de mercado. (...) Ao se fixar metas, identificar e definir problemas, verificar a necessidade de informações não-disponíveis e providenciar a sua obtenção, está-se realizando pesquisa de mercado para orientar as ações de marketing.
Esta pesquisa de natureza comercial permite o planejamento, coleta e análise de dados relacionados a um empreendimento com o objetivo de gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas.
2.2 Fontes primárias e fontes secundárias
Os dados podem incluir características comportamentais, hábitos de consumo, bem como levantamentos de Benchmarking de empresas de diferentes setores. Essas informações podem ser obtidas de duas fontes diferentes:
• Pesquisa primária: quando a pesquisa de mercado é realizada pela própria empresa que fará uso dos dados ou por algum profissional contratado para essa finalidade; as informações primarias podem ser obtidas
...