TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA EM NEGÓCIOS

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

ALEXANDRA GOMES GONÇALVES FONSECA

PESQUISA EM NEGÓCIOS

Trabalho apresentado ao Curso de Administração Bacharelado, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Pesquisa em Negócio

Prof. Fabiano Galão

Ituiutaba

2010

Introdução

A globalização, num primeiro momento empurrou as organizações as grandes produções como forma de atender a todos de formas iguais, como ocorria na Revolução Industrial, em que se projetava uma marca de renome, que por si só vendia, qualquer segmento de mercadoria que estivesse sob a sua griffe..

Entretanto, com passar dos anos, os clientes tornaram-se mais exigentes, e as organizações buscam diferenciais como forma de obter vantagens competitivas, que melhor diferencial do que o cliente começar a existir para a empresa, e deixar de ser apenas mais um número desconhecido.

Entrando aí a crescente importância da pesquisa mercadológica, ou seja, do marketing. O qual vai garantindo sua eficiência através das pesquisas, análise das mesmas, pra possibilitar as mudanças necessárias para o pronto atendimento dos anseios de seu público alvo, garantindo assim, a sobrevivência á concorrência acirrada da atualidade.

Ou seja, o Marketing é mecanismo imprescindível à qualquer organização empresarial.

Segunda Parte

a) A VW contratou a empresa de pesquisa Ipsos para realizar um estudo de segmentação atitudinal, para ajudar a conhecer o perfil do consumidor, bem como compreeder as necessidades de cada perfil. Quais foram os resultados que essa pesquisa encontrou?

R: A Ipsos, empresa contratada pela VW, para realizar uma pesquisa de mercado junto aos possíveis clientes de seu segmento de comércio, lançou mão de dois tipos de pesquisa; a qualitativa e quantitativa. Sendo que, após análise e interrelação das mesmas, fora detectada a existência de grupos de foco, com perfís próprios e diferenciados, como:

• Entusiasta por status: É o consumidor que mirar no que o própri nome do grupo ao qual pertence diz: no status, ou seja privilégio.

• Essencialista: Podemos dizer que este consumidor, possui o perfil meramente capitalista, vê o bem como investimento, passível de revenda.

• Sensato: É aquele consumidor que busca no carro a ser adquirido uma pronta solução de suas necessidades tanto cotidianas, quanto de finais de semana, grupo este formado por, em torno de 70%, do sexo feminino.

• Guiado pela imagem: Supervalorizadores da “imagem”, ou seja, mesmo que não tenham na essência o que aparentam, a aparência, tem importãncia ímpar para os mesmos.

b) Mesmo diante do sucesso a VW não deixou de fazer a pesquisa Early Buyer. O que vem a ser essa pesquisa?

R: É a modalidade de pesquisa, realizada logo após o lançamente de algum produto. Com a qual buscam detectar tanto o grau de satisfação do cliente, quanto o de insatisfação, visando uma adequação dos futuros lançamentos.

c) Sete meses antes do lançamento do novo carro foi realizada uma “clinica de produto”. Essa nova bateria de pesquisas teve duas fases, uma quantitativa e outra qualitativa. Explique o que é pesquisa quantitativa.

R: Pesquisa quantitativa É uma forma de pesquisa que pode medir o grau de veracidade de respostas para os questionamentos surgidos. Serve para transmitir as respostas através de valores estimados com base nos dados coletados diretamente no mercado. Podendo os resultados da mesma, ser transformados em dados quantificáveis apresentados em gráficos e tabelas. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se fossem um retrato real de todo o público alvo da pesquisa.

d) Na fase de pesquisa qualitativa, testou-se o conceito do produto através de grupos de foco. Explique o que é um grupo de foco.

R: O grupo de foco dentro de uma pesquisa qualitativa, é onde seus componentes, comungam de anseios, necessidades, cultura e principalmente com um foco comum. Ou seja, como subdivido anteriormente, podemos dizer que os sensatos; entusiasta por status, essencialista, e assim pór diante.

E a importância do ponto de vista em comum, é que o mesmo norteará a produção, ou mesmo distribuição de acordo a atender suas necessidades.

Terceira Parte

1º) Escolha uma empresa que você tenha fácil acesso para desenvolver o planejamento de uma pesquisa qualitativa e outra quantitativa. Pode ser a empresa que você trabalha ou qualquer outra.

1º Empresa escolhida para planejamento da pesquisa:

Auto Peças Fonseca Ltda

Pesquisa qualitativa

A Auto Peças Fonseca, fora escolhida por mim, em virtude de que, meu estágio tenha acontecido na mesma. Desta forma o conhecimento de seu funcionamento, não possui muitos mistérios, facilitando o meu diagnóstico administrativo da mesma.

É uma empresa, de organização familiar, mas que, no entanto, tem investido em novas tecnologias e se mantido como líder no mercado local, apesar de pioneira.Demonstrando assim, a evolução de seus administradores.

2º) Faça um briefing nessa empresa para descobrir possíveis problemas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com