A PESQUISA PLICADA
Por: rayane21 • 13/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.382 Palavras (6 Páginas) • 258 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RAYANE ALVES BALBINO
OS ATUAIS DESAFIOS DA GESTÃO EM UMA EMPRESA FAMILIAR TRADICIONAL
CASTELO DO PIAUÍ
2015
RAYANE ALVES BALBINO[pic 2]
OS ATUAIS DESAFIOS DA GESTÃO EM UMA EMPRESA FAMILIAR TRADICIONAL
CASTELO DO PIAUÍ
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................00
2 REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................. 00
3 METODOLOGIA................................................................................................00
4 CRONOGRAMA................................................................................................ 00
5 REFERÊNCIAS..................................................................................................00
1.INTRODUÇÃO[pic 3]
Os atuais desafios da gestão em uma empresa familiar tradicional.
A presente pesquisa tem por objetivo conhecer os principais desafios encontrados na gestão familiar tradicional, bem como suas causas e os fatores responsáveis pelo o insucesso dessas organizações.
Neste interim a problematização encaminhadora desta pesquisa segue da necessidade de se conhecer e buscar respostas ao item: “Quais os principais desafios enfrentados na atual gestão familiar, marcada pelo o tradicionalismo? ”
As principais dificuldades abordadas na pesquisa são: resistência a mudanças, adaptação as novas demandas do mercado, apego ao tradicionalismo, conflitos familiares no ambiente organizacional, definição de cargos e funções, ausência de profissionalização e as dificuldades no processo de sucessão familiar. É importante que as organizações familiares tradicionais tenham ciência desses desafios e estejam aptas para enfrenta-los, de modo que a sua permanecia no mercado seja prospera e permanente.
O objetivo geral da dada pesquisa é levantar as principais dificuldades encontradas na gestão familiar em uma empresa tradicionalista, apresentando como objetivo especifico as possíveis soluções desses desafios.
A referente pesquisa tem por relevância o estudo e esclarecimento dos desafios citados na problematização, sendo de grande relevância para o campo cientifico e social.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Antes de adentrar nos conflitos da gestão familiar em empresas tradicionalista é preciso conceituar o termo de gestão familiar, que pode ser entendida por empreendimento conduzido por membros de uma mesma família, que em sua grande maioria envolve várias gerações. Frugis (2007, p. 15) define como sendo:
Um negócio identificado com uma família pelo menos durante duas gerações, cujo controle acionário continua a ser exercido por ela através dos sucessores de seus fundadores – e com influência, tanto na política da empresa quanto nos interesses familiares.
Outro termo que se faz importante sua definição é o de gestão, que pode ser interpretado de várias maneiras, por exemplo, trata-se do modo de como planejar, organizar, controlar, etc. Rodrigues (2002, p.155) diz que a gestão é “a forma como os relacionamentos entre as pessoas se estabeleçam na busca de um objetivo comum”. A gestão consiste então em unir esforços para o cumprimento de metas.
Segundo Petry e Nascimento (2009, p.144) relatam que:
O processo de gestão pode ser visto como método ou como uma forma de se realizarem harmonicamente, ações conjuntas para se atingir um fim organizacional desejado. Esse deve esta suportado por definições, mesmo que sejam informais, a todos os indivíduos responsáveis pela a gestão da organização, de forma a promover a necessária sinergia para si atingirem os objetivos.
Na atualidade, com as novas demandas do mercado, consumidores cada vez mais exigentes com preço e qualidade de produtos, buscas por melhor atendimento e a inserção de novas tecnologias é preciso que as empresas de um modo geral venham se adaptar aos novos anseios do consumismo e a buscar meios que possam garantir a adequação as novas cobranças. Para isso é preciso a implantação de estratégias eficientes, baseadas de acordo com as necessidades da empresa.
2.1 RESISTÊNCIA A MUDANÇAS
As empresas familiares tradicionais apresentam uma certa dificuldade no que diz respeito a mudanças, pois o tradicionalismo vem se legitimando por anos e tendem a temer a mudança no processo de administrar, pois o fruto do insucesso está intimamente ligado a maneira de foi feito e associam a mudança a um resultado não satisfatório, mas é preciso se adequar e flexibilizar-se de acordo com as novas demandas do mercado.
2.2 CONFLITOS FAMILIARES EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
Outro grande desafio levantado nessa pesquisa referente as principais causas do insucesso desse tipo de empreendimento é as relações familiares no ambiente profissional, uma vez que os conflitos pessoais entre membros da família no ambiente organizacional dificultam o processo de tomada de decisão e no que diz respeito ao clima organizacional, tornando-se desse modo o ambiente de trabalho em algo desarmônico e tenso.
Esses conflitos em sua grande maioria envolvem várias gerações da família, com os mais diversos sentimentos aflorados. Por esse motivo a gestão familiar deve envolver muita precaução e cuidado na maneira de como se administrar, de modo que o gestor adote uma postura firme e saiba contornar as divergências existentes. É valido ressaltar que as diferentes opiniões dos colaboradores são importantes para a empresa, mas é preciso que essas opiniões visem o interesse comum da organização e não os interesses individuais de cada membro.
...