TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova Não Poderá ser Feita com Consulta

Por:   •  8/6/2022  •  Ensaio  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 2-2021.2

 

A prova não poderá ser feita com consulta. 

QUESTÃO 1 5,0 pontos 

Elabore uma breve proposição de pesquisa empírica que relacione as categorias “policiamento” e
encarceramento”. 

R- A questão do policiamento e do encarceramento no Brasil se tornou um dos grandes desafios dos órgão responsáveis pela segurança pública e principalmente em relação a política de enfrentamento muito utilizada nas periferias, onde residem indivíduos de maior vulnerabilidade social. Faz-se necessário uma política séria direcionada para o combate a violência contra a população e principalmente em relação aos jovens negros que residem nessas áreas de pouco investimento social.

É preciso um estudo detalhado com muito diálogo entre o estado, sociedade, civil e demais órgãos responsáveis pelo bem-estar da população para que as instituições de segurança pública possam exercer suas atividades com foco direcionado na promoção de uma inclusão social da sociedade e principalmente em relação aos jovens que em grande parte são as principais vítimas desse modelo de segurança pública adotado pelo estado.

Além disso esse modo de resolução de conflitos acaba violando os direitos humanos e impedido que muitos jovens possam usufruir dos avanços sociais, sendo em muitos casos vítimas de homínidos ou encarcerados em presídios com superlotação, pelo poder do estado, que geralmente é exercido pelas polícias civil e militar.

Além do exposto, é de suma impotência, o desenvolvimento e aprimoramento de ações por conta do governo para que possa haver redução em todos os tipos de violência e principalmente em relação a classe mais vulnerável e vitimizados, jovens e negros. Logo, um diagnóstico sobre o perfil da população carcerária visando a redução da vulnerabilidade da população jovem ao sistema prisional, contribuiria para a redução no número de encarceramentos.

QUESTÃO 2 – 5,0 pontos

Disserte brevemente sobre o papel da Metodologia de Pesquisa na diferenciação entre uma
visão especializada da segurança pública e uma visão leiga da segurança pública.
 

R- A metodologia da pesquisa, é o estudo dos caminhos para que se possa chegar a um determinado fim, ela também é utilizada como uma disciplina que estuda os métodos, sendo uma forma de facilitar a pesquisa ou o conjunto de regras para ensino de ciências e arte.

A Pesquisa científica é o resultado de uma investigação detalhada e meticulosa, que tem por objetivo responder o problema proposto, alicerçando-se em mecanismos científicos. Desse modo, a pesquisa científica viabiliza todos os processos e normas metodológicas para que a investigação seja validada e representativa. Pois, outros campos de pesquisas mostram vulnerabilidade. A segurança pública por exemplo, que tem seu trabalho baseado em estatísticas, em sua grande maioria falha por não contabiliza como homicídio mortes que não aparentam ser violentas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com