A QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO NO AMBITO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS
Por: Célio Pereira • 14/2/2021 • Ensaio • 4.245 Palavras (17 Páginas) • 163 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CÉLIO PEREIRA
MARCOS VINICIUS
A QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO NO AMBITO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS
Palmas -TO.
2021
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Problema de pesquisa 4
1.2 Justificativa 4
2 OBJETIVOS .............................................................................................................4
2.1 Objetivo Geral 4
2.2 Objetivos Específicos 4
3 METODOLOGIA .......................................................................................................5
4 Revisão de Literatura ...............................................................................................5
4.1 Conceito e Acesso da Justiça como Direito Garantido 6
4.3 Princípios do Atendimento 9
4.3.1 Competências para o Bom Atendimento 10
4.4 Diferença entre Atendimento e Tratamento 11
4.5 Gestão de Qualidade 13
4.6 Defensoria Pública de Goiás................................................................................14
5 Resultados e Discussões .......................................................................................16
5.1Defensoria Pública do Estado do Tocantins..........................................................16
5.1.1Histórico 16
5.2 Missão, Visão e Valores 16
6 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
A introdução é o último texto a ser produzido, porque deve conter de forma bem resumida também os resultados da pesquisa.
Problema de pesquisa
O atendimento a usuárias e usuários é uma das características mais marcantes da Defensoria pública e que as distingue das demais instituições, são milhares de atendimentos realizados e o desafio e que a qualidade no atendimento seja de excelência fazendo assim que os seus quadros consiga se expressar no acolhimento das pessoas que procuram a instituição, e tenha o atendimento digno e eficiente de suas demandas. Diante disso surge o seguinte questionamento: Os usuários da defensoria pública estão satisfeito com o atendimento que são ofertados?
Justificativa
A Defensoria pública possui papel crucial na garantia de acesso à justiça, logo é por meio dela que indivíduos conseguem ser assistidos em seus processos sem os custos oriundos desse mister. Apesar de muitas mudanças alcançadas aos longos dos anos, a defensoria tem enfrentado muitos desafios, pois, apesar de um órgão público e autônoma, ainda não é amplamente divulgado tornando um problema informacional para todos, o que faz necessário a universalização para que todos consigam o acesso e, por consequência, também à justiça.
- OBJETIVOS
Objetivo Geral
Descrever como os usuários da Defensoria Pública do Estado do Tocantins percebem a qualidade do serviço prestado no atendimento de suas necessidades.
Objetivos Específicos
- Identificar os pontos positivos e negativos do atendimento prestado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins;
- Demonstrar a percepção dos usuários assistidos em relação às suas necessidades, acerca do atual atendimento prestados pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins;
- Sugerir melhorias que possam ser aplicadas na qualudade da prestação de serviços do atendimento aos usuários da Defensoria Pública do Estado do Tocantins;
- METODOLOGIA
Para responder a problemática que norteará esse estudo será realizada uma pesquisa quantitativa que medirá a satisfação dos usuários da defensoria pública. Busca-se verificar falhas que dificultam a efetividade do direito de assistência, uma vez que é dever do estado à sua prestação e garantia, valendo-se de seus dispositivos e domínio legislativo para efetivar que o acesso à justiça se concretize na sociedade.
O presente trabalho tem como natureza o estudo exploratório, com o intuito de familiarizar-se com as competências para um bom atendimento ao público no âmbito da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, e a percepção das pessoas com a qualidade do atendimentos oferecido pelos seus colaboradores.
A pesquisa teve como procedimento exploratório através de bibliografias desenvolvidas com base em material já elaborado, constituído principalmente de teses, livros, sites e artigos científicos.
Quanto à abordagem do problema, a pesquisa será quantitativa por estar relacionada ao levantamento de dados por entrevista e questionários para entender a percepção dos usuários no atendimento no âmbito da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Para este fim será realizada um questionário de perguntas e respostas para aferir a satisfação das pessoas hipossuficientes que usam o serviço da defensoria para sanar suas necessidades seja elas de qual modalidade for.
A metodologia é substancial para desenvolver o tema proposto, de modo que venha qualificar a pesquisa observando as formas de consulta que culminaram para constante evolução no corpo do texto. Nesse sentido, o método “não supre os conhecimentos, etapas, decisões e planos necessários para a investigação; no entanto, pode ser de extrema importância para que possamos ordená-los, precisa-los e enriquecê-los” (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2009, p. 53).
- REVISÃO DE LITERATURA
Conceito e Acesso da Justiça como Direito Garantido
A justiça recebeu conceitos de grande relevância, em que dentro dos seus primeiros teve Hans Kelsen explicando que definir o que é justo ou injusto, e que uma ideia sobre a justiça cumpre por perspectivas sobre o justo e o injusto, e o que é justo e injusto nem sempre é perceptível e universal, entretanto, que há um justo e que este justo é proporcional.
...