A Questão Central
Por: Ana Castrassani • 25/9/2022 • Trabalho acadêmico • 457 Palavras (2 Páginas) • 88 Visualizações
A Administração é uma ciência social aplicada, preocupando-se com os aspectos da sociedade como um todo e tem como seu objeto principal as organizações.
Esta ciência faz parte de um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros de uma organização e na alocação (de modo minimizado) dos recursos para alcançar (de maneira maximizada) os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.
As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Elas têm como sentido pegar insumos, qualificar e agregar valor, para entregar um produto/serviço para seu cliente, com valor agregado maior que no início.Um administrador eficiente e bem sucedido, segundo Chiavenato, é aquele que, no dia a dia, consegue cumprir as metas de produção, tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo.
Os indicadores de desempenho organizacional são dados avaliados de acordo com as carências e especificidades das corporações. O objetivo destes medidores é mensurar a rentabilidade e a qualidade, além de rever estratégias. Engana-se quem acredita que para avaliar a qualidade da administração basta olhar diretamente para resultados. Apesar de essenciais na análise, não são os únicos indicadores de eficiência.
Pensando na sobrevivência e no bom desempenho das organizações em tempos de crise, destaco, primeiramente, o Desenvolvimento de Pessoas. Segundo Jacob Morgan em seu livro The Employee Experience Advantage: “Em um mundo no qual dinheiro não é mais o fator primário para colaboradores, focar na Experiência do Colaborador é a vantagem competitiva mais promissora que uma organização pode criar.” Deste modo, cito este fator como imprescindível para bom desempenho em momentos críticos em uma empresa. Colaboradores felizes são colaboradores engajados e produtivos, diminuindo a taxa de Turnover e aumentando a retenção de talentos.
Em segundo, citarei a Produtividade. Este indicador terá função de avaliar o desempenho da companhia (resultados) ou se há algo a ser feito. Na mesma linha do que fora dito no item anterior, a baixa produtividade é, na maioria das vezes, reflexo da desmotivação dos funcionários, bem como a falta de recursos essenciais para a execução do trabalho. É necessário adotar soluções como cultura de feedbacks, treinamento, atividades de reconhecimento, renovação de material interno, estruturação do Ciclo do Colaborador, etc.
Por fim, os resultados financeiros envolverão o cálculo da lucratividade do negócio, bem como a avaliação de seu faturamento (mensal ou anualmente) e análise dos custos fixos. O objetivo principal é a companhia saber se está gerando um valor melhor do que o inicial (pode-se mensurar o desempenho do negócio durante um período determinado).
Logo, os gestores poderão tomar estratégias de prevenção de riscos ao conhecer o custo real da empresa. Esse indicador é muito importante para evitar que a companhia fique endividada em momentos de crise e acabe tendo que fechar.
...