A Relação da Revolução Industrial com o Direito do Trabalho
Por: Karina Araújo • 16/5/2020 • Resenha • 419 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
A relação da Revolução Industrial com o Direito do Trabalho
A Revolução Industrial impulsionou uma era de forte crescimento econômico das potências capitalistas, notadamente na Grã-Bretanha. Este período, nos séculos XVIII e XIX, foi marcado pela substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso de máquinas. No trabalho artesanal, em geral, eram utilizadas apenas máquinas simples e o indivíduo participava de todas as etapas do processo produtivo. Com a Revolução, os trabalhadores perderam o controle deste processo, já que passaram apenas a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção.
Esta evolução moldou o trabalho e com ela houve a necessidade e se criar algo que regulasse as relações entre aqueles que participavam desta atividade, e assim, surge o direito do trabalho. O direito do trabalho veio porque o homem se mostrou ao longo da história muitas vezes injusto com o trabalhador, houve sistemas de trabalhos na antiguidade como a escravidão que transformavam o trabalhador em uma coisa, sem direitos e também a servidão na idade média que era uma relação de trabalho entre os servos e seus senhores, onde estes exploravam ao máximo seus servos dentro do sistema do feudalismo. Com o aprimoramento da relação do homem com o trabalho e desenvolvimento, surge a necessidade de se regular as relações entre patrão e empregado e, posteriormente para solucionar os conflitos de interesses existentes entre empregados e empregadores e de ambos com o Estado. Esta relação por muitas vezes é onerosa para uma das partes, geralmente pro trabalhador que se submetia as condições impostas pelo empregador por ter dificuldade em encontrar um trabalho ou em manter o seu emprego.
Apesar da evolução tecnológica que trouxe inúmeras novidades, muitas coisas permaneceram como resquícios remanescentes de uma era de pouca evolução social, são este: os maus tratos no ambiente de trabalho, exploração, escravidão e entre outros que pairam a nossa sociedade atual. O Brasil trabalha para conseguir diminuir estes resquícios, por exemplo, recentemente foi promulgada a Lei das Empregadas Domésticas que visa regularizar esta profissão que foi por muito tempo desregulamentada o que gerava espaço para exploração dos profissionais desta área.
E assim, podemos concluir que o Direito do Trabalho é o conjunto de norma que tem como objetivo regular os interesses entre empregados e empregadores, promovendo assim, da melhor maneira possível, suprir as necessidades e as carências desta relação. A Revolução Industrial é causa direta do surgimento do Direito do Trabalho, que nasce com a função de proteger o trabalhador e o próprio sistema produtivo, trazendo equilíbrio à relação capital-trabalho.
...