A Rotatividade de Funcionários e Benefícios
Por: Daniel Santos • 21/9/2020 • Projeto de pesquisa • 455 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Rotatividade de funcionários e Benefícios
Um dos maiores problemas enfrentados pelo varejo nacional é o da rotatividade (ou turnover): o “entra-e-sai” de funcionários. O movimento é danoso para qualquer setor. Primeiro por conta dos custos, tanto a entrada, quanto a saída constante de funcionários envolve recursos. De acordo com pesquisas dentro da empresa quando um funcionário sai, é um conhecimento que a empresa perde e leva-se tempo e mais recursos, para que outro funcionário alcance o mesmo nível de conhecimento daquele que saiu. O número de entrada e saída de empregados costuma ser motivado pelas seguintes circunstâncias; maior oferta de emprego, novas oportunidades de crescimento profissional, busca pela conquista de maiores salários, problemas com supervisão, entre outros. O fluxo constante de contratações e desligamentos impacta os lucros e a produtividade
Como o varejo ainda é visto como um setor de primeiro emprego, acaba tendo um alto porcentual de perda de funcionários. Segundo o Ranking NOVAREJO Brasileiro, esse porcentual foi de 38,5% em 2015.
Para tentar reter a mão de obra, o varejo investe em benefícios como auxílios, plano de saúde, cursos e seguros. A Magazine Luiza oferece diversos benefícios para os seus colaboradores, o Consórcio Luiza promoveu a campanha Tropa de Elite, voltada para os gestores de negócios. Os destaques de vendas conquistaram “patentes”, que lhes proporcionaram benefícios e diferenciais ao longo do ano, tais como reembolsos de convênio médico.
[pic 1]
Os benefícios da Magazine Luiza sendo alguns deles opcionais. FONTE (MGLU_RELATORIO%20ANUAL%20INTERATIVO%20(1).pdf)
A área de Treinamento e Desenvolvimento investiu em cursos de formação de líderes das lojas, logística e de escritórios. O programa de Formação de Gerentes em Treinamento capacitou 242 pessoas em 9.680 horas ao longo do ano. Os colaboradores passam por treinamentos divididos em duas fases. Sendo a primeira teórica, refere-se à cultura organizacional, e a segunda parte, prática, inclui estágio em lojas para conhecimentos técnicos e operacionais.
Com os cursos oferecidos pela empresa, benefícios e o lançamento e inovações da nova versão do aplicativo de compras para o e-commerce, faz com que os funcionários fiquem cada vez mais motivados.
FONTES:
https://www.fecomercio.com.br/noticia/maior-no-comercio-rotatividade-de-funcionarios-prejudica-os-negocios
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/rotatividade-de-funcionarios-no-varejo-atinge-quase-40/
MGLU_RELATORIO%20ANUAL%20INTERATIVO%20(1).pdf
...