A TEORIA ECONÔMICA- REGIÃO SUDESTE- BELO HORIZONTE
Por: erickfranca97 • 25/3/2022 • Projeto de pesquisa • 553 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
TEORIA ECONÔMICA- REGIÃO SUDESTE- BELO HORIZONTE
É de suma importância lembrar que Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população é estimada em 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), sendo o 6° município mais populoso do país, o terceiro mais populoso da Região Sudeste e o mais populoso de seu estado. Uma cidade que conta com diversos tipos de comércios varejistas, é um forte polo turístico, sendo conhecida até mundialmente pela cidade dos bares, pela alta quantidade de bares presentes. Porém, em 2017 houve queda de 1,29% no comercio entre janeiro e março em comparação como mesmo período de 2016. Essa queda se dá pela alta taxa de desemprego que assola todo o país.
Em 2018 houve um crescimento histórico no setor de comercio e serviços, isso se dá pela concentração de datas importantes para vendas, dentre elas estão os dia dos pais, dia das crianças, dia das mães, natal e entre outras, além disso, existe a injeção de renda causada pelo 13º salário no fim do ano.
Um problema enfrentado por grande parte da população em todo Brasil é a falta de emprego fixo, em torno de 12 milhões de brasileiros hoje se encontram desempregados, em comparação com o que apresentamos na nossa pesquisa se torna mais que notável o número de demissões superando quase sempre o de admissões.
[pic 1]
No gráfico anterior por nós exibido durante a apresentação da PAS mostra exatamente o que foi dito anteriormente, o número de desligamentos superando na maioria dos meses os números de desligamento. E isso é um problema muito grande para o nosso desenvolvimento econômico, pois sem emprego a população não tem renda, e sem renda a economia não gira, o comercio não vende e fica ruim para toda a nação.
[pic 2]
Já em um comparativo entre o ano de 2017 e o de 2018, notamos um pequeno e importante decréscimo entre os números de desligamentos que variaram em 2% para menos.
[pic 3]
Assim como o gráfico anterior, essa tabela mostra o comparativo entre 2017 e 2018, notamos que, mesmo subindo o número de admissões, o número de desligamento também continua alto, o que faz com que a taxa de desemprego continue altíssima.
O Brasil é um país rico em diversas áreas que podem e devem ser exploradas e assim gerando empregos para a população, nosso país precisa ser mais dinâmico na área econômica, investir mais no setor produtivo e também no social.
Conclui-se que para o emprego surgir precisa apenas do crescimento econômico e isso se dá através de investimento por parte do setor público e do setor privado. Investimento na exportação de matérias primas, que são inúmeras dentre a rica diversidade do Brasil. É preciso uma recuperação da renda para que o país volte a funcionar, o desenvolvimento econômico gera bem-estar e qualidade de vida para todos.
...