A Tecnologia da Informação Aplicada para Administração e Negócios
Por: Emilio Oliveira • 25/3/2023 • Monografia • 871 Palavras (4 Páginas) • 91 Visualizações
Tecnologia da Informação Aplicada para Administração e Negócios
ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema integrado de gestão empresarial que é desenvolvido para modelar e automatizar a maioria dos processos na empresa (área de finanças, comercial, logística, produção etc). O objetivo é facilitar a informatização de todos os recursos da empresa, obrigando-a a repensar sua estrutura e seus processos, eliminando aplicações incompatíveis e redundantes.
O software ERP integra e automatiza muitos processos unificando as informações de vários setores da empresa evitando as redundâncias e inconsistências como as encontradas em sistemas anteriores trazendo como benefício a possibilidade de decisões rápidas por parte da administração. Desta forma, a empresa potencializa seus negócios devido à qualidade das informações geradas.
Os sistemas ERP são fornecidos em módulos e podem ser adquiridos de forma unificada, portanto a implantação poderá ser feita de forma gradativa, porém a cada módulo implantado há uma integração com os módulos anteriores a fim de manter a consistência e visibilidade para todas as atividades da empresa. Há várias empresas desenvolvedoras e fornecedoras de sistemas ERP, dentre os ERP’s mais conhecidos no mercado temos: SAP, Totvs, Oracle, JDEdwards, Bann entre outras.
Independente qual sistema ERP escolhido ele deve ter os seguintes fatores:
- Estabilidade está relacionado ao desempenho, performance do sistema em relação à abertura de telas, emissão de relatórios, respostas a consultas a banco de dados etc.
- Customização, na pré-implantação, está relacionada ao levantamento de requisitos feitos pelos analistas.
- Customização, na pós implantação, por mais que tenha sido avaliada e implementada, antes da implementação e testes, os usuários sempre identificam novos recursos que o sistema poderia ter, pois neste período, os usuários começam a trabalhar com o sistema passando de telas em telas e acabam solicitando algo que até então não tinha sido previsto na fase de levantamento e testes.
- Customização trivial é a fase onde as alterações são menos frequentes, as solicitações são raramente feitas e só acontecem quando há mudança nos negócios, nas estratégias e no mercado em que a empresa atua, portanto o sistema deve adequar a esta nova realidade forçando a avaliação de determinados processos.
- Usabilidade refere-se a como o usuário irá usar o sistema na prática, ou seja, o sistema deve disponibilizar os recursos de forma amigável e de fácil entendimento, deve ter uma estética global muito boa, os códigos são bem complexos, mas a interface não deve seguir esta complexidade, pelo contrário, ela deve ser amigável e de fácil entendimento e padronizada em relação a campos, cor de botões etc.
(BI) Business Inteligence
Segundo Howard Dresner da Gartner Group, Business Intelligence é um conjunto de conceitos, métodos e recursos tecnológicos que habilitam a obtenção e distribuição de informações geradas a partir de dados operacionais, históricos e externos, visando proporcionar subsídios para a tomada de decisões gerenciais e estratégicas
Muitos ainda confundem BI com ERP, mas são totalmente diferentes, enquanto o ERP modifica, na maioria das vezes, a forma de trabalhar alterando alguns processos para se adequarem às necessidades, o BI se adéqua às estratégias de negócio das empresas. O ERP com sua base de dados torna-se parte do BI, as informações geradas pelo ERP em conjunto com outras informações obtidas através do Data Mining são fundamentais para o sucesso do BI.
...