A Teoria Burocrática
Por: Emilly Cristiny • 9/12/2021 • Trabalho acadêmico • 413 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
TRABALHO 1- TEORIA DA BUROCRACIA
Adotada na administração, a teoria da burocracia prevê a necessidade de um modelo organizacional racional, onde é possível alcançar os objetivos, reconhecendo o que cada um deve fazer para que o resultado seja alcançado com organização e rapidez. Esse modelo burocrático, empregado por Weber possui características consideradas eficientes até os dias de hoje:
Caráter formal das comunicações – Todas as comunicações dentro de uma organização são catalogadas, formalizadas e padronizadas por escrito. O objetivo é proporcionar comprovação, impossibilitando equívocos. Exemplo: Quando assinamos documentos importantes e guardamos o comprovante em um local específico. Ou até mesmo a empresa que guarda os documentos assinados e arquivados com um modelo padrão.
Caráter legal das regras e regulamentos – O caráter legal da organização burocrática transcorre da circunstância onde todas as ações da vida organizacional são regulamentadas pela Constituição para órgãos do estado e estatutos para empresas privadas. Exemplo: Quando vamos fazer matrícula na faculdade e levamos os documentos necessários, no dia e local corretamente, pois existe normas e regras para ingressar na faculdade, e se não forem cumpridas você não entra.
Caráter racional e divisão do trabalho – Funcionários que executam todas as funções são conhecidos pela falta de qualidade. Isso porque o trabalho deve ser divido de acordo com os conhecimentos de cada um para que o resultado saia bem feito. Cada colaborador deve saber exatamente o que esperam dele. Exemplo: Grupo de funcionários públicos que cada um exerce uma função de acordo com sua habilidade, e trabalham juntos para obter o melhor desempenho da empresa, e não ocorrer o acumulo de trabalho para apenas uma pessoa, e nem de ter que trabalhar em uma área que não domina.
Competência técnica e Meritocracia – Colaboradores são admitidos e promovidos por sua competência técnica, dessa forma, a organização cresce com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Os conhecimentos são avaliados por meio de avaliações de desempenho, concursos e provas. Exemplo: Os funcionários estatais são selecionados para seus postos de acordo com sua capacidade (através de concursos, por exemplo).
Hierarquia de Autoridade – No modelo burocrático a organização não funciona sem a hierarquia, nela os conflitos e as ações arbitrárias devem ser diminuídos, para que as relações e as ações sejam estabelecidas harmonicamente com regras definidas em um contrato. Exemplo: Em um ambiente de trabalho deve haver essa hierarquia de funções na qual tem chefe, gerente, coordenador, supervisor, funcionário, estagiário... Um “comanda” o outro, fazendo com que haja esse controle de atividades e pessoas.
...