A Teoria da Administração
Por: kmatioli • 5/11/2016 • Trabalho acadêmico • 4.830 Palavras (20 Páginas) • 230 Visualizações
Curso de Graduação em Ciências Contábeise Administração.
ATPS Teoria da Administração
Resumo
Podem observar que para uma empresa funcionar de uma forma eficiente e eficaz precisam analisar as teorias aplicadas atualmente e desenvolver um bom plano estratégico.
Logo a seguir ponderam verificar que mesmo sendo Taylor e Fayol os primeiros a criarem Teorias da Administração e sendo elas muito antigas as mesmas são tão atuais nos dias de hoje que serve como exemplo para a reestruturação de uma empresa quase falida que vamos chamar de JC Confecção.
Toda a reestruturação faz necessária para poder modificar os processos que não estão dando certo e poder ter um aumento efetivo em suas vendas.
Contudo a JC Confecções terá sua reformulação feita desde seus organogramas iniciais tento mostrar para os sócios que eles são os espelhos do todo para os funcionários.
- Introdução
A JC Confecções é uma empresa que compõe seu contrato social de dois sócios proprietários que tem dificuldade de coordenar as atividades e contrataram uma consultoria para poderem analisar qual é o ponto fraca para esse fracasso acontecer.
Nessas dificuldades estão destacadas as faltas de diálogos entre os próprios sócios e a falta de feedback para com os funcionários para poderem desenvolver com eficiência e eficácia os processos de produções da JC Confecções.
A Seguir veremos uma nova reestruturação sendo aplicada, sendo baseadas em teorias do século passado.
3. Visão de Taylor e Fayol na realidade da empresa JC Confecções.
Fazendo uma analogia das teorias junto com a realidade da empresa JC Confecções, tendo em vista, que mesmo Taylor e Fayol sendo diferente em suas visões no trabalho poderão notar que uma teoria complementa a outra. Taylor apresentou ao mundo o primeiro trabalho da administração cientifica e Fayolapresentou a linha de produção e tinha o foco na organização da empresa por função.
Analisando a empresa JC Confecção, da qual, vem passando por uma dificuldade financeira devida a não organização estratégica da mesma.
Poderão observar que vários fatores demonstram que nenhuma teoria foi aplicada para o melhor desenvolvimento da organização, dando a impressão que tivesse sido criada sem base administrativa nenhuma.
Se analisarem a visão de Taylor na JC Confecção iram observar que poderiam ter sido aplicados a racionalização do tempo e divisão do trabalho, do qual, hoje não acontece dentro da empresa, pois os funcionários trabalham de uma forma desorganizada e tendo como resultado o tempo de produção maior e qualidade do produto duvidosa, pois os seus proprietários não sabem direcionar os funcionários para executar suas funções de uma forma clara e objetiva, porque não existe umaboa comunicação entre eles.
Todos os funcionários precisam de uma direção de tarefas para executar a mesma e se observarem a linha de produção da empresa irão notar que é bem irregular, pois cada um faz o que está com vontade, a empresa precisa de um Gestor, porque os próprios proprietários são leigos em assunto da Administração da empresa, todos funcionários são pobres em treinamentos e isso seria um assunto muito importante para levar em consideração. A empresa tem que padronizar o sistema de produção, analisar uma forma de treinamento e contratar funcionários especializados. A JC tem que controlar o tempo de movimento da produção, da qual a mesma, se divide em quatro etapas “molde, corte, costura e estamparia” e tendo em vista que foram contratados oitos funcionários e que se tivesse uma divisão da tarefa não sobrecarregaria ninguém no atual momento e o giro da produção não teria problemas.
Pode – se analisar que pela empresa ser localizada em uma local humilde os salários são abaixo e os custos e qualidades das mercadorias inferior, tendo em vista o não comprometimento com o mercado. Porém Fayol considerava que os salários deveriam ser altos e custo da produção baixo, funcionário feliz rende mais.
Analisando a Teoria do Fayol que acreditava que a divisão das funções era algo muito importante e da qual a empresa não tinha, uma separação de função clara, eles aplicaram uma divisão por conhecimento ou afinidade que era Administrativo/Produção.
Na JC confecção podemos observar que não existe uma divisão de funções e existe sim uma divisão de sociedade que os proprietários fizeram em duas partes, José cuida da parte administrativa e Carlos na parte de produção.
Porém, ter uma organização estrutural por função definida ajuda os próprios proprietários e os funcionários saberem como trabalhar e com isso aumentar a produtividade, pois haveria um controle maior da produção.
A JC Confecção não tem funcionários motivados devidoà falta total de controle, o não planejamento, a falta de estrutura comercial quanto produtivo. Pois para Fayol,para existir uma produção, tem que ter uma autoridade com responsabilidade e um poder de comando positivo.
Fora uma boa qualidade de trabalho, como luz adequada, lugares apropriados para executar as tarefas.
Embasado nas teorias vista, poderão observar que mesmo Taylor querendo a rapidez na produção e Fayol acreditando na estrutura administrativa da organização por funções e uma linha de produção eficaz, poderá ser afirmado que na presente realidade da JC Confecção as duas teorias ajudariam a mesma a se reerguer e ser uma potência no mercado competitivo. Porque ambos viam a linha de produção como algo produtivo.
Como é dito a JC Confecções não soube planejar a forma que a organização iria funcionar, portanto planejar uma estrutura empresarial poderia fazer com que a JCfossea melhor empresa no ramo de malharia.
Como Taylor defende o lado operacional de sua organização e Fayol o lado estrutural da organização, podemos entender, que se empresa em questão mesmo com toda sua dificuldade aplica-se as duas teorias, não sendo somente mecanicista, onde não teriam tempo para descanso e deixaria seus funcionários desmotivado, porém havendo uma divisão de tarefa e tendo um bom planejamento a empresa JC Confecções não será somente mais uma a falir.
Todas as análises feitas demostram que a empresa JC Confecção não tem embasamento, conhecimento em como administrar, controlar, manter seus funcionários motivados por meio de gratificação, salários justos, planejamento, treinamento, controle do tempo e movimento, padronização, especialização, organização, comando e autoridade e responsabilidade
Tudo que foi analisado de uma forma geral poderia ser aplicado para o reerguimento da empresa JC Confecções.
- Uma análise do funcionamento da empresa JC Confecções
Se analisarmos a atual estrutura da empresa JC confecção, de um modo estratégico, poderão aplicar alguns princípios da teoria de Taylor na empresa para redução de custo, tendo em vista que a mesma não tem nenhum padrão seguido, portanto iniciaremos desde o início.
...