A Teoria da Administração
Por: JoseliFerraz • 18/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.736 Palavras (11 Páginas) • 283 Visualizações
TRABALHO DA DISCIPLINA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I
Fábio Eduardo Macari
Universidade Estadual de Maringá
UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
- Explique os conceitos de Administração e Organização. Por que a organização precisa de uma boa Administração?
Para Maximiano (2006a, p 6), administração consiste no processo de tomar decisões, sobre objetivos e utilização de recursos,para ele o processo administrativo abrange cinco tipos de funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle. De modo geral sua finalidade é estabelecer e alcançar objetivos e metas.
Já a organização consiste a toda e qualquer atividade que reúne pessoas em busca de uns determinados fins, seja o lucro (iniciativa privada, como supermercados), a realização de um projeto social (Organização Não Governamental) ou a segurança pública (como os presídios). Desta forma, é notável que existem diferentes formas de nomear as organizações. Elas podem ser privadas, do terceiro setor ou públicas.
As organizações precisam de uma boa administração para que seja possível alcançar seus objetivos, processar suas atividades e fornecer o produto final ao usuário, ou comprador, para isso elas precisam de dinheiro, equipamentos, tecnologias, pessoas, estrutura, informação, conhecimento e insumos e somente um bom profissional de administração, consiga estabelecer a interação e o envolvimento das partes durante todo o processo.
- Escreva um texto (máximo de duas laudas) para explicar de que modo sua formação como Administrador Público poderá contribuir para o desenvolvimento do Brasil, do Estado ou da Cidade onde você reside.
O Administrador Público tem hoje um papel fundamental para a sociedade. Nos dias de hoje com a competividade as organizações precisam de resultados e alcançar objetivos de forma eficiente e eficaz, com isto precisam ser gerenciadas por profissionais qualificados capazes de compreender a dinâmica, o processo, a interdependências das partes, as variáveis ambientais. Nos os profissionais Administradores temos que ser capacitados e habilitados para planejar, organizar, liderar, coordenar e controlar as organizações de forma eficaz e eficiente.
“A Ciência da Administração é dinâmica, pois as organizações são sistemas abertos capazes de receber (e exercer) influência dos ambientes externo e interno.”
Administradores são agentes do processo administrativo, responsáveis pelo trabalho de outros funcionários nas organizações.
As funções do Administrador:
Planejar: Estabelecer missões nas organizações, propósitos e objetivos para determinar diretrizes, projetos, programas, procedimentos, métodos, sistemas, orçamentos, padrões e estratégias necessárias para atingi-los.
Organizar: Determinar os recursos e atividades necessárias para atingir os objetivos da organização. Em ambas públicas e privadas contratar pessoas e alocar recursos financeiros para os projetos criados no planejamento são exemplo de organização.
Liderar: É conseguir com que os subordinados façam as coisas que você como administrador deseja que façam. Portanto, abrange não só a qualidade, o estilo e o poder do Líder, mas também suas atividades relacionadas à comunicação, motivação e disciplina.
Controlar: Delinear os meios para se ter a certeza de que o desempenho planejado seja realmente atingido. Definir metas, considerando os indicadores atuais, para assim medir o desempenho alcançado com as decisões tomadas. Observando que as outras funções não são eficazes sem esta: Controlar.
O Administrador Público deve sempre ter a Ética e comprometimento no seu papel.
UNIDADE 2- AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
- Os Administradores, de um modo geral, exercem quatro funções administrativas, que são: planejamento, organização, liderança e controle. Explique cada uma delas, dando exemplos de atividades, respectivamente.
- Planejar significa escolher ou estabelecer a missão da organização, seu propósito e objetivos, e depois determinar diretrizes, projetos, programas, procedimentos, métodos, sistemas, orçamentos, padrões e estratégias necessários para atingi-los (MEGGINSON et al., 1998). Exemplos: diminuir níveis de analfabetismo, alcançar metas estabelecidas de vendas, reduzir a extrema pobreza de uma região, por meio de um plano plurianual.
- Liderança: é a arte de educar, orientar e estimular as pessoas a persistirem na busca por melhores resultados num ambiente de desafios, riscos e incertezas (MACEDO, 2009). Portanto, abrange não só a qualidade, o estilo e o poder do líder, mas também suas atividades relacionadas à comunicação, motivação e disciplina. É importante fazer com que a equipe desenvolva o trabalho da melhor maneira possível, de forma que desejem realizar o trabalho proposto. Exemplo: Silvio Santos embora seja bem visto, em termos práticos, pode pecar pela falta de organização, esquecimento e atrasos, porém é considerado um bom líder, por ser sociável. Bill Gates entraria na categoria de um líder perfeccionista, pois segundo os especialistas, costumava ser obsessivo por detalhes. Geralmente, ele é mais voltado à área técnica do que propriamente à gestão de pessoas. Steve Jobs, fundador da Apple, foi considerado um líder visionário, pois esta categoria de líder tem a capacidade de inspirar aqueles que trabalham com ele e que o seguem pela visão que possui diante do negócio, não pela sua autoridade em si. O lado ruim é que a empresa depende também desta qualidade como fio condutor do negócio.
- Organização: é determinar os recursos e as atividades necessárias para se atingir os objetivos da organização, combinar esses recursos e atividades em grupos práticos, designar a responsabilidade de atingir os objetivos a empregados responsáveis e delegar a esses indivíduos a autoridade necessária para realizar essas tarefas (MEGGINSON et al., 1998). Exemplo: contratar pessoas e alocar recursos.
- Controle: é delinear os meios para se ter certeza de que o desempenho planejado seja realmente atingido. Definir as metas, considerando os indicadores atuais, para assim medir o desempenho alcançado com as decisões (MEGGINSON et al., 1998). Exemplo: identificar um problema e fazer um planejamento para minimizá-lo.
2. Em 1974, Robert l. Katz definiu a três grandes habilidades dos Administradores, que são: conceituais interpessoais e técnicas.
a) Explique duas dessas habilidades, citando exemplo na área de gestão pública.
Interpessoais: é a capacidade de compreender e interagir com outras pessoas de maneira eficaz, mantendo contato, diálogos, liderando e motivando a comunicação com os colaboradores.
...