A Teoria da Administração
Por: Letissia Gomes • 30/6/2022 • Trabalho acadêmico • 458 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
A teoria burocrática foi desenvolvida pelo teórico Max Weber, que teve o foco voltado na estrutura da organização, pois para ele a burocracia também era uma forma de eficiência. Weber começou a analisar os tipos de autoridade e sociedade, onde estabeleceu o Tradicional, voltada a autor idade ligada aos fatos culturais e históricos, a Carismática, onde os subordinados terão uma maior aceitação das ordens em relação a lealdade e confiança nos líderes e a Burocrática que o respeito advém da cresça e das leis.
A teoria burocrática é mais racional, Weber pro pôs o aumento da eficiência, onde na organização teria processos regulamentados, escritos e documentados e com esses documentos obteriam resultados dentro da empresa. Essa teoria teve como objetivo prevenir erros dentro da organização que poderiam atrasar o u dar prejuízos para a estrutura e fazer com que as informações não fossem baseadas somente na fala e achismo.
Weber prezava a ideia que deveria existir a divisão de uma hierarquia dentro das empresas, onde o indivíduo trabalharia de forma detalhada e explicada, contudo os seus sentimentos não interferiam sobre o seu serviço, assim a visão era voltada para o cargo dos funcionários, pois eram conquistados o respeito e o poder, quanto maior o cargo, maior o respeito. Os funcionários era m encaixados na empresa por suas habilidades técnicas, assim eles deveriam se es forçar para poder evoluir.
A teoria burocrática apresenta algumas disfunções, como a Interação das Regras, assim elas passam ser absolutas e prioritárias, perdendo assim a flexibilidade dentro da empresa, o Excesso de Formalidade e de Papeis, com a grande necessidade de arquivar todos os documentos, cria-se uma grande quantidade de papeis, a Resistencia a Mudanças, onde o funcionário de adapta a rotina dentro da empresa e se assusta quando ocorrem mudanças ou imprevistos, a Despersonalização do Relacionamento que caracteriza os funcionários pelos cargos, a Categorização Com Base no Processo Decisório, onde a tomada de decisão era responsabilidade daquele com o maior cargo, a Super conformidade Das Rotinas e aos Procedimento s, que enfatizavam mais nas funções e rotinas do que nos objetivos da organização, a Exibição de Sinais e Autoridade que se caracterizava em diferenciar os cargos de poder dentro da empresa e for fim a Dificuldade no atendimento a Clientes com o Público, onde a burocracia se fechava em relação aos clientes, pois era voltada para a estrutura.
Essa teoria também teve algumas vantagens como, a facilidade nas definições dos cargos, rapidez nas decisões, a redução de atritos entre as pessoas, a especialização de cada cargo, documentos escritos e regulamentados, a redução e erros, dentre outros. Como toda teoria, weber recebeu algumas apreciações críticas, como exemplo, ser muito racionalizada, pois não considerava o ambiente externo e a consideravam como um sistema ultrapassado.
...