A Teoria da Adminsitração
Por: Marcos Costa • 7/6/2016 • Trabalho acadêmico • 443 Palavras (2 Páginas) • 138 Visualizações
ATIVIDADE 1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Leia o estudo de caso: ROGER AGNELLI E A CVRD, identifique os elementos relevantes e responda aos questionamentos abaixo:
1.A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a privatização dessa organização? Pesquise informações complementares para reforçar sua justificativa.
Argumentos a favor:
A privatização da vale gerou empregos, aumentou a arrecadação do Estado, com isso aquecendo a economia. O papel do Estado como ator principal não é o de empreendedor, a privatização da CVRD deixou de ser cabide de empregos com intenções políticas. A expansão da empresa e o aumento da arrecadação de impostos possibilitaram para que o Estado possa utilizar estes recursos no seu desenvolvimento e crescimento econômicos. Hoje ocupa lugar de destaque no cenário internacional, e por isto, tem contribuído para que balança comercial seja superavitária, deixando o país, numa situação tranquila.
Argumentos Contra:
O governo poderia ter investido mais na empresa, administrá-la melhor, em pouco tempo o lucro seria muito maior que o da venda. Essa privatização considerou-se que o país perderia todo o poder sobre suas riquezas e estaria submisso aos interesses privados.
2.Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.
R: Habilidades humanas: boa comunicação; Habilidades técnicas: negociador nato; diversificou e expandiu a produção no setor de mineração, internacionalizando a companhia; Visão de longo prazo, transparência, conduta e atitude; facilidade de se relacionar, motivar e influenciar.
3.De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?
Foi de fácil relacionamento por ser um cara carismático e influenciador, agilizou à tomada de decisões. A partir do momento que ele se torna um símbolo perante funcionários, clientes e sociedade.
4.Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?
R: Se deparou com negócios ativos sem ligações com a área de mineração, como, papel e celulose, fertilizantes, navegação e florestas; uma precária comunicação entre diretores, impedindo a solução imediata de problemas e uma burocrática política interna no qual impedia a tomada de decisões imediata; desvio do principal foco do negócio, a mineração.
5.Quais os papéis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da CVRD? Dê exemplos de cada um deles.
R: Sim, Roger Agnelli demonstrou uma capacidade evidente de liderança um perfil de negociador fez com que subisse no topo da hierarquia, chegando a presidência da Bradespar S/A (organização que congrega as participações do Bradesco em empresas não financeiras).Dando lucros e resultados positivos para CVRD de forma constante, trazendo uma empresa que vinha com muitos problemas até uma das maiores potenciais mundiais no setor da mineração.
...