A Teoria da Organização
Por: FlaviaAOC • 23/2/2016 • Trabalho acadêmico • 4.567 Palavras (19 Páginas) • 351 Visualizações
Flávia Apª. De Oliveira Claudino
2ºC Administração
Trabalho de Compensação de Faltas
Instrumento de avaliação da disciplina de Teoria Organizacional para o professor Elcio Henrique dos Santos
UNISAL
Lorena- 2015
O surgimento de qualidade total:
A qualidade total por ser um assunto de uma grande extensão, deve ser levada em conta à evolução do pensamento de qualidade, onde está inserida em nossa sociedade há milênios surgindo a partir dos primeiros artesões e construtores ate os dias atuais. No final do século XVIII a principio do século XIX a qualidade era alcançada de uma forma muito diferente dos tempos de hoje, em que os artesões eram responsáveis pelo produto e pela qualidade final do produto.
A partir da Revolução Industrial houve a necessidade de se preocupar com a qualidade devido a produção em massa atribuindo critérios de produção e técnicas de inspeção no inicio do século XX, Frederick W.
Sendo assim a qualidade tornou-se um processo gerencial nas empresas e o processo de inspeção logo se tornou um controle de qualidade, com o objetivo de uma melhoria na qualidade, e nos métodos de custos mais baixos de produção, o controle de qualidade eram vistos de forma para se fazer inspeções, contagens e reparos. Com isso as empresas começaram a se preocupar em manter uma melhoria continua em técnicas para tornar a qualidade mais efetiva em todos os estágios.
Qualidade Total
Definir qualidade é um exercício desafiador. Segundo Gomes (2004), a qualidade é fácil de reconhecer, mas é difícil definir. De acordo com Reeves e Bednar (1994), não existe uma definição global e diferentes definições de qualidade surgem em diferentes circunstâncias, tornando-o um fenômeno complexo. Para Deming, “a qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras”. Para Juran, representa a “adequação à finalidade ou ao uso”. Para Crosby, é a “conformidade com as exigências”. Feigenbaum diz que ela é “o total das características de um produto ou serviço referentes a marketing, engenharia, manufatura e manutenção, pelas quais o produto ou serviço, quando em uso, atenderá às expectativas do cliente”.
A qualidade tem se tornado algo fundamental para o crescimento das organizações, onde vivemos em mundo de concorrências, a qualidade tem sido um diferencial para as empresas. Qualidade pode ser definida de diversas formas: Qualidade como valor; Qualidade como conformação de especificações; Qualidade como conformação a requisitos prévios; Qualidade como ajustamento do produto/serviço para o usuário; Qualidade como redução de perdas; Qualidade como atendimento e/ou superação das expectativas dos consumidores (REEVES; BEDNAR, 1994). A qualidade total pode ser definida como o atendimento das exigências do cliente. E este atendimento as exigências do cliente depende da implantação de processos de melhoria contínua. Assim, podemos dizer, então, que a qualidade total é uma decorrência da aplicação da melhoria contínua em processos dentro de uma organização. É conhecida como “total”, uma vez que o seu principal objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Segundo Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração, enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização, ou seja, a qualidade total deve ser aplicada a todas as áreas e níveis da empresa, devendo sempre começar do topo, com comprometimento total da alta administração no qual este apoio é fundamental para o sucesso da abordagem( qualidade total).
Total Quality Management- TQM é um conceito de controle que proporciona às pessoas, mais do que os gerentes e dirigentes, a responsabilidade pelo alcance de padrões de qualidade.
Etapas da qualidade total:
[pic 2]
Figura 1. O Processo de Melhoria da Qualidade
Os dez mandamentos da qualidade total:
[pic 3]
Figura 1.1. Mandamentos da Qualidade Total
A qualidade total se baseia no empoderamento (empowerment) das equipes. Empowerment significa proporcionar aos funcionários as habilidades e a autoridade para tomar decisões que tradicionalmente eram dadas aos gerentes. O empowermet traz uma diferença significativa na melhoria dos produtos e serviços, na satisfação do cliente, na redução de custos e de tempo, trazendo economias para a organização e satisfação das pessoas envolvidas.
O gerenciamento da qualidade total trouxe técnicas, como:
- Enxugamento (Downsizing): A qualidade total representa uma revolução na gestão da qualidade. O downsizing promove a redução de níveis hierárquicos e um enxugamento organizacional para reduzir as operações à essência (core business) do negócio. O essencial é mantido e o acidental é transferido para terceiros que saibam fazê-lo melhor e mais barato (terceirização).
- Terceirização (Outsourcing): É uma decorrência da filosofia de qualidade total. A terceirização ocorre quando uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê-la melhor e mais barata. A terceirização representa uma transformação de custos fixos em custos variáveis. E, na pratica, uma enorme simplificação da estrutura e do processo decisorial dentro das organizações e uma focalização maior no core busines e nos aspectos essenciais do negócio.
- Redução de tempo do ciclo de produção: O ciclo de produção refere-se às etapas para complementar um processo, como ensinar o programa didático a uma classe. A qualidade total envolve a simplificação do ciclo de trabalho, remoção de etapas improdutivas e a queda de barreiras entre as etapas do trabalho e entre departamentos envolvidos. O ciclo operacional da organização torna-se mais rápido e o giro do capital mais ainda. A redução do ciclo operacional permite a competição pelo tempo, atendimento mais rápido do cliente, etapas de produção mais encadeadas entre si, queda de barreiras e obstáculos intermediários.
Com o passar dos anos os consumidores passaram a ser mais exigentes com os produtos oferecidos pelas empresas, com isso houve a necessidade de se criar uma normalização (ABNT), que consiste no processo de estabelecer e aplicar regras, a fim de abordar ordenadamente uma atividade específica, para o benefício e com a participação de todos os interessados e, em particular. E tem como objetivo simplificação, comunicação, economia, segurança, proteção ao consumidor e eliminação de barreiras comerciais.
...