A Teoria das Finanças Públicas
Por: pamelinhahta • 22/5/2018 • Dissertação • 272 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
TEORIAS DAS FINANÇAS PÚBLICAS
ATIVIDADE 01
Sociedade civil e política: conjunto de organizações e instituições que compõem a sociedade complementar ao papel exercido pelo Estado como as corporações, os órgãos de defesa do consumidor, os grupos ambientalistas, as cooperativas, dentre tantos outros. Trata-se do complexo das relações ideológicas e culturais.
Superestrutura ideológica e institucional: estrutura cultural ou ideológica que compreende as ideias de uma sociedade que surgem de sua base econômica. É a visão de mundo presente nas instituições convencendo as pessoas a aceitarem a moral, os costumes e as regras sociais (status quo).
Grupo e ascensão social: compreende os diferentes segmentos sociais, de modo que os intelectuais podem ser do grupo dominante ou de algum dominado recrutado por ascensão social.
Hegemonia: uso de elementos da sociedade civil para conquista e dominação de um grupo perante os demais.
Plataformas políticas: alianças de interesses organizadas em partidos políticos que concorrem pela poder e controle governamental. A partir dos programas em debate é possível aos cidadãos averiguar quais políticos mais lhe agrada. Reflete a ideologia do partido político e resulta em pacotes de políticas governamentais.
Lobby: qualquer prática exercida por pessoas e empresas para influenciar os espaços de decisão do poder público.
Fonte: SANSON, João Rogério. Teoria das Finanças Públicas.2ª ed. Florianópolis/Brasília: Departamento de Ciências da Administração/UFSC - CAPES/UAB. 2012.
...