A Teoria das Organizações
Por: mariafernanda009 • 6/9/2023 • Trabalho acadêmico • 469 Palavras (2 Páginas) • 57 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
MARIA FERNANDA PEREIRA SILVA PINTO
TRABALHO SOLICITADO PARA FINS AVALIATIVOS DA DISCIPLINA ESTATÍSTICA.
BAHIA – 2023
- CONCEITUE PESQUISA AMOSTRAL E PESQUISA CENSITÁRIA. DIFERENCIANDO-AS.
- PESQUISA AMOSTRAL: Uma pesquisa amostral acontece quando é selecionada somente uma parte da população (uma amostra), essa amostra pode ser probabilística ou não-probabilística. Quando se tem um cadastro de toda a população relevante e é realizado um sorteio de forma aleatória para selecionar os participantes da pesquisa trata-se de uma amostra probabilística. Neste cenário sabe-se com exatidão qual a probabilidade de cada indivíduo ser sorteado para participar da pesquisa. Diversos órgãos oficiais realizam pesquisas amostrais probabilísticas, como por exemplo o IBGE. As pesquisas eleitorais e pesquisas de opinião são exemplos de pesquisas não-probabilísticas, comumente realizadas por institutos de pesquisa privados utilizam esse método por não ser possível ter acesso a toda população de interesse.
-PESQUISA CENSITÁRIA: Uma pesquisa censitária ocorre quando toda a população está envolvida, isto é, quando se obtém informações de todas as pessoas de um grupo, para essa pesquisa é fundamental que sejam coletados os dados de todos os participantes, geralmente esse tipo de pesquisa é adotado para pesquisas com grupos menores, mostrando-se muito efetiva.
- CONCEITUE ESTATÍSTICA DESCRITIVA E ESTATÍSTICA INFERENCIAL.
- ESTATÍSTICA DESCRITIVA: A estatística descritiva tem como finalidade apresentar o conjunto de dados, que normalmente são apresentados como frequência absoluta e frequência relativa (percentual) para as variáveis categóricas. Enquanto as variáveis contínuas comumente são apresentadas como média e desvio padrão quando há distribuição simétrica ou como mediana e intervalo interquartil quando não há distribuição simétrica. Estudos observacionais sem grupo comparador podem efetivar somente uma análise descritiva, sem testes estatísticos.
- ESTATÍSTICA INFERENCIAL: A estatística inferencial tem como finalidade estabelecer comparações, podem ser comparadas frequências de variáveis categóricas (eventos) ou medidas de tendência central de variáveis contínuas. Essas comparações podem ser realizadas entre os mesmos indivíduos em espaços de tempo diferentes, condição titulada “comparação de amostras pareadas”, (antes vs. depois), ou entre dois ou mais grupos de indivíduos designados para intervenções ou exposições distintas, circunstância titulada “comparação de amostras não pareadas” (comparação entre grupos diferentes). Constantemente essas comparações são executadas através de testes de significância para a hipótese nula, que supõem a probabilidade da diferença analisada entre os grupos ser devida ao acaso, caracterizada pelo valor P. Usualmente se utiliza P< 0,05 para se assentir que diferenças entre os grupos sejam mais possivelmente diferenças verdadeiramente existentes.
...