A Teoria de desenvolvimento organizacional
Por: alfredonhampimbe • 6/12/2017 • Trabalho acadêmico • 3.588 Palavras (15 Páginas) • 415 Visualizações
Anastácia João Videme Dorca Francisco Langa Boa Filomena Issaia Macamo Sandra Armando Zevute “ A Teoria do Desenvolvimento Organizacional” Licenciatura em Administração Pública ISGE-GM Xai-Xai 2017[pic 1] |
Anastácia João Videme
Dorca Francisco Langa Boa
Filomena Issaia Macamo
Sandra Armando Zevute
“ A Teoria do Desenvolvimento Organizacional”
Trabalho Investigativo Elaborado no Âmbito de Avaliação na Cadeira Introdução à Teoria de Administracao Pública, sob Orientação do dr. Artur Gonçalo. |
ISGE-GM
Xai-Xai
2017[pic 2]
Índice
1. Introdução 3
1.1. Objectivo 3
1.1.1. Objectivo Geral 3
1.1.2. Objectivos Específicos 3
1.2. Metodologia 3
2. A Teoria do desenvolvimento organizacional 5
2.1. Percursores da Teoria de Desenvolvimento Organizacional 5
2.2. Características do Desenvolvimento organizacional 6
2.2.1. Sistemas Mecânicos 6
2.2.2. Sistemas Orgânicos 7
2.3. Origens da Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) 7
2.4. Factores que deram origem ao Desenvolvimento Organizacional 7
2.5. Objetivos do Desenvolvimento Organizacional 8
2.6. Variáveis Básicas do Desenvolvimento organizacional 8
2.6.1. O Meio ambiente 8
2.6.2. A Organização 8
2.6.3. O Grupo Social 9
2.6.4. O Individuo 9
2.7. Cultura Organizacional 9
2.8. Modelos de Desenvolvimento Organizacional 10
2.8.1. Modelo managerial grid 11
2.8.2. Modelo de Lawrence e Lorsch 12
2.8.3. Modelo 3 D de eficácia gerencial de Reddin 12
2.9. Aspectos positivos e negativos do Desenvolvimento Organizacional 13
2.9.1. Aspectos positivos 13
2.9.2. Aspectos negativos 14
2.10. Apreciação crítica do Desenvolvimento Organizacional 14
3. Conclusão 15
4. Bibliografia 16
[pic 3]
1. Introdução
Desenvolvimento Organizacional é uma mudança planeada em qualquer parte dos sistemas, sistema concreto (linha de produção) ou sistema de valores (cultura de uma organização. As mudanças decorrem da necessidade de modernizar, atualizar, o mundo está mudana a toda instante, é preciso acompanhar a evolução para não ficar em desvantagem.
Para ser DO é preciso que a mudança tenha certo vulto e importância, não pode ser a mudança de lugar de uma mesa, mas poderia ser a mudança do lay out de mesas de modo que possibilitar maior conforto, mais espaço no ambiente, mais racionalidade à produção, ou mesmo uma nova percepção aos funcionários que se servem de tais mesas. Portanto, para ser DO é necessário que a mudança interfira no ambiente, no processo ou no comportamento das pessoas.
Este trabalho tem como tema ‘‘A Teoria do Desenvolvimento Organizacional” o qual versa sobre os conceitos do Desenvolvimento organizacional, origem da teoria, seus percursores, características, pontos positivos e negativos, apreciação crítica da teoria entre outros aspectos.
O trabalho sobre “A Teoria do Desenvolvimento Organizacional” foi elaborado em cumprimento de uma das componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Administração Pública, como sendo um elemento avaliativo na Cadeira de Introdução à Teoria de Administracao Pública.
1.1. Objectivo
1.1.1. Objectivo Geral
- Descrever a Teoria do Desenvolvimento Organizacional.
1.1.2. Objectivos Específicos
- Identificar as características da Teoria de Desenvolvimento Organizacional;
- Indicar os objectivos do Desenvolvimento Organizacional;
- Identificar os modelos de Desenvolvimento Organizacional.
1.2. Metodologia
Os métodos e técnicas de pesquisa são todas as vias ou caminhos a serem seguidos para a elaboração do trabalho.
Segundo Lakatos & Marconi (2003), o que confere maior credibilidade aos conhecimentos científicos são os métodos usados para atingir os objectivos preconizados, ao referir que o Método é o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de modo reflectido e deliberado.
Neste caso vertente, recorreu-se a consultas bibliográficas para a fundamentação teórica usando autores que estão relacionados com o tema de pesquisa e também foi feita a pesquisa virtual. Por sua vez, Gil, (2008) afirma que a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.
2. A Teoria do desenvolvimento organizacional
Segundo French e Bell, citado por Chiavenato (2004), Desenvolvimento Organizacional pode ser definido como um “esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional – com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal – com a assistência de um consultor-facilitador e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências comportamentais, incluindo ação e pesquisa”
...