A Teoria do Conhecimnto
Por: eduvieira_ • 13/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.759 Palavras (8 Páginas) • 1.423 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Teoria do conhecimento
Curso: Engenharia Civil
Professor: Carlos Euclides Marques
Nome do aluno: Eduardo Vieira
Data: 13/10/16
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
A presente atividade está dividida em três etapas:
- Participação num Fórum avaliativo;
- Proposição e reflexão sobre um caminho de solução para dado problema;
- Comentário da proposta de, ao menos, dois colegas.
Etapa 1 — Proposta do fórum:
Fórum: Partindo das minhas próprias inquietações
O que o trouxe à universidade? Que inquietações fizeram que você tivesse vontade de saber algo? Por que você tem vontade entender certas questões e resolver determinados problemas relacionados ao curso que você escolheu? Que dúvidas despertam a sua curiosidade?
Descreva um problema de seu interesse (uma dúvida, uma curiosidade, uma inquietação sua) relacionada à área do curso que você escolheu. De preferência, essa dúvida deve estar ligada aos motivos que o levaram a escolher o seu curso. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estudar Administração”. “Sempre quis entender por que há tantas leis que não são nem cumpridas nem fiscalizadas no Brasil, e isso me levou a querer estudar Direito”. “Sempre quis saber como se faz um jogo para computador, e isso me levou a querer estudar Multimídia Digital”. Ao fazer essa descrição, elabore uma pequena narrativa, falando sobre uma situação ou situações da sua vida que despertaram seu interesse por esse problema. Dê detalhes sobre esse problema e mostre por que ele é interessante.
Sua postagem, portanto, deve conter:
- uma breve narrativa da situação ou situações que despertaram seu interesse para o problema;
- uma descrição do problema; e
- uma justificativa que mostre por que esse problema lhe parece interessante.
Além disso, serão observados alguns critérios textuais mínimos, como coerência, coesão, pertinência à proposta e polidez.
Etapa 1:
Quando pequeno, viajava para Florianópolis e sempre me encontrava admirado com aqueles prédios enormes que pareciam tocar as nuvens, eu me perguntava como essas coisas monstruosas ficam de pé, como elas são feitas, quem fazia aqueles edifício enormes... Acho que essa curiosidade de como isso funciona (que já é uma característica da minha pessoa saber como as coisas funcionam) que me levou a escolher a Engenharia Civil. E hoje, como estudante de tal, sempre procuro me informar sobre as novas tecnologias e técnicas construtivas para sempre aprimorar meus conhecimentos na área.
Esta etapa vale 2 pontos da sua nota de Avaliação a Distância.
Etapa 2 — Proposição e reflexão sobre um caminho de solução para dado problema
Nesta etapa, você deve propor um “caminho”, uma abordagem científica, para resolver a inquietação/problema que você formulou e descreveu no fórum do primeiro tópico. No segundo e no terceiro tópico, você teve oportunidade de conhecer abordagens como o racionalismo, o empirismo, o criticismo, o falsificabilismo, entre outras. Agora, você deve assumir uma dessas abordagens e explicar como você, a partir dela, vai abordar o seu problema. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estudar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem empirista: vou levantar o histórico de todos os pequenos negócios que minha família já teve, vou verificar em que momento eles começam a falir, e vou ver se consigo encontrar algum padrão entre as causas de falência.” Ou ainda: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estuar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem falsificabilista. Li numa reportagem do Sebrae que a maioria das empresas fecha precocemente por causa de 6 motivos: falta de planejamento; cópia de modelos de negócio; falta de acompanhamento da rotina da empresa; descontrole do fluxo de caixa; falta de divulgação da marca; falta de adaptação às necessidades do mercado. Vou verificar no histórico das minhas empresas familiares se essa teoria do Sebrae está correta. Se eu encontrar alguma causa que não corresponda a nenhum desses 6 motivos, ou alguma causa ligeiramente diferente, vou escrever para o Sebrae informando que a teoria deles precisa ser ajustada, pois não explica o meu problema.”
Descreva e explique qual abordagem científica você assumirá para resolver a sua inquietação. Ao concluir o seu exercício, publique-o por meio da ferramenta Exposição e o transcreva para este arquivo da Avaliação à Distância (AD).
Etapa 2:
A prematura curiosidade e interesse de como as estruturas se mantinham de pé, que já me foi despertada quando criança foi o que me levou a me interessar por essa tão fascinante área e me trazendo à mente o seguinte questionamento: Como essas coisas ficam de pé por tanto tempo? Existem estruturas milenares que continuam de pé apesar do tempo, levando em consideração que em determinada época, a engenharia não era tão explorada, ou seja, não tinham tanto conhecimento da execução de estruturas, não possuiam normas para auxiliar no trabalho e mesmo assim elas continuam de pé. E hoje com tanta tecnologia ainda ocorrem casos de estruturas ruírem, não sei se por erros na hora do projeto ou se por negligência de mão-de-obra. Isso foi o que despertou meu interesse no estudo de estruturas, e procuro sempre pesquisar sobre novos métodos e tecnologias para a execução dessa parte tão fundamental numa obra e na construção civil em geral
...