A Teoria e prática no contexto brasileiro
Por: Luana Brasileiro • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 5.197 Palavras (21 Páginas) • 282 Visualizações
Introdução
Como consta do Projeto Pedagógico do Curso, as Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento – adquirido em sala de aula – à realidade.
As Atividades Práticas Supervisionadas visam a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros Bacharéis e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa/organização em situação real.
Os participantes desse grupo realizarão uma análise e diagnóstico organizacional da empresa Nativa Açaí, em busca de promover uma visão integrada das disciplinas, desenvolver o trabalho em equipe, inserindo-os nas práticas administrativas da empresa.
Este programa abrangerá a disciplina de e evolução do pensamento administrativo.
A principal metodologia utilizada pelo programa é: Entrevistas realizadas com os colaboradores da empresa para fazer um levantamento d as informações e suas sugestões de melhoria. O questionário foi baseado no roteiro de conteúdo da APS.
1. Revisão Conceitual
Objetivos e recursos são as palavras chaves na definição de administração e também de organização cujo a qual é uma combinação de recursos que procura deliberadamente realizar algum tipo de objetivo ( ou conjunto de objetivos).
As organizações estão por toda a parte, passando pela universidade, centros acadêmicos, a própria ONU, prefeituras enfim, elas são muito diversificadas quanto a tamanho e forma, produtos e serviços, recursos e áreas de atuação.
Define-se como organização, um sistema de recursos que procura realizar objetivos ou conjuntos de objetivos. Um sistema é um todo complexo e organizado, formado de partes ou elementos que interagem, para realizar um objetivo explicito.
São elas que servem de cenário para se desenvolver o processo administrativo. A administração é uma tecnologia, que permite ás organizações serem capazes de cumprir suas finalidades. Processo ou procedimentos administrativos é uma sucessão de atos que tendem a um resultado final. Portanto para haver um processo administrativo é necessário haver uma sucessão de atos ordenados os quais compõem uma cadeia, sendo cada um destes atos autônomos concomitantes para culminar determinado fim.
Além de objetivos e recursos, as organizações têm dois outros elementos importantes: divisão do trabalho e processos de transformação:
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8]
Os objetivos que definem a relação de longo prazo da organização com seus clientes ou usuários são chamados de missões ou negócios. Eficácia é a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos.
As pessoas são o principal recurso que as organizações utilizam para realizar seus objetivos. De fato, elas são principalmente grupos de pessoas que utilizam recursos, além disto elas empregam dinheiro, espaço e recursos materiais, como instalações, máquinas, móveis e equipamentos. Eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza corretamente seus recursos.
As organizações são especializadas em determinados objetivos, as pessoas e os grupos que nelas trabalham também são especializados em determinadas tarefas. A divisão do trabalho é o processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização. As diversas tarefas especializadas precisam combinar-se e integrar-se porque elas são interdependentes, ou seja, para realizar uma tarefa é preciso realizar outra, e assim sucessivamente.
Por meio de processos, o sistema transforma os recursos para produzir resultados, onde entende-se por processo um conjunto ou sequência de atividades interligadas. Um processo é uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, como começo, fim, inputs (entradas ou recursos) e outputs (saídas ou resultados) claramente identificados. Em organizações é comum encontrar alguns tipos de processos:
Produção: Transformação de matérias-primas, por meio de aplicação de máquinas e atividades humanas, em produtos ou serviços.
Administração de encomendas: transformação de pedido feito por cliente na entrega de mercadoria ou prestação de serviço.
Administração de recursos humanos: transformação de necessidades de mão-de-obra em disponibilidade de pessoas, desde seu emprego até seu desligamento da organização.
O primeiro período que marcou o estabelecimento do capitalismo foi caracterizado pela resposta não sistemática aos desafios colocados pelos novos espações e relações de trabalho, presentes, principalmente na fábrica. O crescimento acelerado de produção era limitado pela existência de uma força de trabalho desqualificada. Até esse momento, não existia uma escola voltada á sistematização de um corpo de conhecimentos relativos á administração. No final do século XIX, o capitalismo organiza novas formas de gestão de trabalho, nas quais se destacam as contribuições da escola clássica de administração.,
A escola clássica de administração por ser subdividida em três partes como a administração científica que foi o movimento correspondente a eficiência á questão da dependência do capital em relação ao trabalho na manufatura. A aplicação dos princípios da administração científica é condicionada pela existência de uma nova força de trabalho, desqualificada e barata.
Seu principal representante foi o norte-americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915). Taylor sintetiza um conjunto de princípios em busca da gestão eficiente do trabalho, direcionada ao chamado “homem comum”, que, por meio de um treinamento rápido e adequado, poderia executar a tarefa ‘taylorista’ , na qual “é especificado o que deve ser feito e também como deve ser feito, além do tempo exato concebido para execução.”
...