A UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL
Por: Wandressa Bonfim • 1/4/2015 • Projeto de pesquisa • 955 Palavras (4 Páginas) • 206 Visualizações
Priscila
Nós iremos falar da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) – a primeira especializada do Brasil. Atualmente, a Universidade Tecnológica conta com doze câmpus distribuídos estrategicamente em todo o estado do Paraná e, dentre eles o Câmpus Cornélio Procópio.
O nascimento do Câmpus Cornélio Procópio aconteceu com a sua implantação, em 1993, na época como uma Unidade de Ensino Descentralizada - UNED - do então CEFET-PR e ofertava somente os Cursos Técnicos nas áreas de Eletrotécnica e Mecânica.
Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), de 1996, que não permitia mais a oferta dos cursos técnicos integrados, a Instituição, tradicional na oferta de tais cursos, decidiu implantar o Ensino Médio e Cursos de Tecnologia. Em 1998, em virtude das legislações complementares à LDBE, a diretoria do então Cefet-Pr tomou uma decisão ainda mais ousada: criou um projeto de transformação da Instituição em Universidade Tecnológica.
Após sete anos de preparo e o aval do governo federal, o projeto tornou-se lei no dia 7 de outubro de 2005. O Cefet-Pr, então, passou a ser a UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)
Atualmente, o Câmpus conta com cerca de 2000 alunos oriundos de diversas partes do país, com 150 professores e 74 técnico-administrativos. Ocupa uma área de cerca de 65,1 mil m2, possuindo construções que totalizam aproximadamente 22.5 mil m2, abrangendo ambientes administrativos, de ensino, pesquisa e área esportiva.
Wandressa
Dentre as grandes conquistas realizadas nos últimos anos no Câmpus Cornélio Procópio destacam-se: as contratações de pessoal e a realização de obras com o apoio do Governo Federal pelo Programa REUNI, tais como: a contratação de novos professores e técnicos administrativos; construção dos novos blocos de Engenharia de Computação e Licenciatura em Matemática; compra de equipamentos para implantação de novos laboratórios e reestruturação dos laboratórios existentes e aquisição de livros; climatização de diversos ambientes; ampliação dos ambientes desportivos; inauguração do Restaurante Universitário e implantação dos programas de assistência estudantil e construção de passarelas interligando os ambientes educacionais.
Através do Hotel Tecnológico e Incubadora de Inovação, a Instituição proporciona às empresas o fortalecimento e a interação com o setor produtivo e produção de equipamentos, contribuindo para o crescimento do mercado de trabalho.
Elaine
A UTFPR tem a MISSÃO
Desenvolver a educação tecnológica de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão, interagindo de forma ética, sustentável, produtiva e inovadora com a comunidade para o avanço do conhecimento e da sociedade.
VISÃO
Ser modelo educacional de desenvolvimento social e referência na área tecnológica.
VALORES
ÉTICA: gerar e manter a credibilidade junto à sociedade.
DESENVOLVIMENTO HUMANO: formar o cidadão integrado no contexto social.
INTEGRAÇÃO SOCIAL: realizar ações interativas com a sociedade para o desenvolvimento social e tecnológico.
INOVAÇÃO: efetuar a mudança por meio da postura empreendedora.
QUALIDADE e EXCELÊNCIA: promover a melhoria contínua dos serviços oferecidos para a satisfação da sociedade.
SUSTENTABILIDADE: assegurar que todas as ações se observem sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais e econômicas.
Priscila
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná é um órgão governamental de ensino do qual possui 5098 servidores distribuídos nos seus 12 campis, sendo 293 apenas no Câmpus de Cornélio Procópio.
Os servidores estão distribuídos conforme mostra o organograma.
Wandressa
O DEOFI Departamento de Orçamento e Finanças que é o departamento onde eu atuo
é um dos departamentos que fazem parte da Diretoria de Planejamento e Administração (Dirplad) do campus. Ele é subdividido em Divisão de Orçamento e Finanças e Divisão de Contabilidade.
O Deofi é responsável pelos pagamentos aos fornecedores da Universidade e pelos recebimentos classificados como Arrecadação Própria. Nesse sentido, todos os trâmites relativos e necessários ao processo de pagamento são desenvolvidos neste setor: emissão de empenhos de despesa, liquidação (apropriação das Notas Fiscais) e o efetivo pagamento. O Deofi também é responsável pela regularização dos saldos contábeis de almoxarifado e patrimônio no Siafi – Sistema Integrado de Administração Financeira.
Rose
...