A economia brasileira de 1964 a 2006
Por: aleisacoe • 11/8/2017 • Trabalho acadêmico • 581 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
A economia brasileira de 1964 a 2006
Os aspectos sociais, econômicos, demográficos e políticos em análise, apontando suas mudanças.
O governo militar teve seu início a partir de 1964 durando 21 anos, e foi no governo do General Geisel que houve a flexibilização da política, que culminou com a eleição de Tancredo Neves, que não pode assumir, e com a posse de Sarney. Eleição essa que foi indireta apesar das campanhas pelas “Diretas já”.
Tivemos eleições diretas, com a eleição de Collor, tendo assumido seu vice Itamar Franco, depois Fernando Henrique Cardoso assumiu, que através de uma emenda constitucional ficou 8 anos no poder. Em 2002 assumia Lula.
A taxa de fecundidade caiu de 6,3 filhos para 2. A taxa de mortalidade infantil caiu. Queda na taxa de crescimento da população brasileira. Crescimento no número de mulheres em relação ao de homens. A população de idosos cresceu. Houve um declínio na carga social, que é a quantidade de pessoas em idade produtiva em razão da idade improdutiva.
Verificamos mudanças em nosso país e no perfil de sua população, assim como as mudanças políticas e econômicas e que apesar, ainda tem um grande número de pobres em nossa população.
A Nova República e o Plano Cruzado
O objetivo é apresentar e analisar o cenário econômico e a política monetária durante o período do final do regime militar e o inicio do primeiro governo civil que teve como Presidente José Sarney.
O período militar e seu milagre econômico, que beneficiou a poucos e a chegada de uma grande crise seguida das tentativas de implantação de dois PND (IIPND e IIIPND) que fracassaram. A eleição foi indireta, apesar das “diretas já”, sendo eleito Tancredo Neves que ficou doente e veio a falecer, assumindo então o Vice Presidente José Sarney. Neste ano (1985) a inflação era alta e a política econômica não deu certa, levando a troca do Ministro. No entanto o novo ministro não conseguiu manter a taxa de inflação nos 10% como pretendia, o que o fez trocar sua estratégia. Em 1986 o Plano Cruzado foi criado com reforma monetária,tabelamento de preços,correção de salários, seguro-desemprego, extinção da correção monetária, política cambial e tabela de conversão. As taxas de inflação conseguiram ser reduzidas.
Após período de inflação alta o Presidente Sarney conseguiu programar uma nova moeda que permitiu a população A fiscalização dos preços pelo povo foi a alta do plano.
O primeiro governo Lula (2003-2006)
Indo para o ano de 2002 destaca-se os fatores que auxiliaram na eleição do então candidato Luis Inácio Lula da Silva. Dentre estes são apontados:
- contenção do crédito, juros altos e ajuste macroeconômico, que geraram recessão e mais desemprego;
-Mudança do discurso do candidato Lula, que manteve o acordo feito com o FMI e manteve o superávit primário;
- Metas de inflação para 2003 e 2004, de 8,5% e 4,5% respectivamente, com as margens de tolerância de 2,5%;
-Meta de superávit primário para o ano de 2003 de 3,75% para 4,25% do PIB;
- LDO com objetivo de manter a mesma meta de superávit primário de 4,25% do PIB para todo governo (2003-2006) e;
- SELIC para 26,5%.
Os objetivos são: Unificar a legislação do ICMS; Prorrogar a DRU; Renovar a CPMF; transformar a COFINS em uma tributação sobre o valor adicionado;
Proposta de reforma da previdência social, destacando:
...