AD1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Por: 19WESLEY07 • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 328 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
Questão: No ano de 2014, com a posse da Presidente reeleita Dilma Rousseff, houve a necessidade se ajustar as contas públicas. Tarefa essa designada ao então, Ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Dentre os fatores macroeconômicos que tem influenciado a economia no Brasil, podemos citar a queda do preço do barril de petróleo. Diante desses fatores, pesquise um pouco sobre as fatores e origem do desequilíbrio das contas públicas do Brasil no final de 2014, início de 2015. Identifique os efeitos do macroambiente e os impactos na organização que você trabalha. Caso você não esteja trabalhando, pesquise alguma organização que tenha acesso.
Resposta:
O desequilíbrio das contas públicas, podemos apontar a queda de preço do petróleo é um dos valores mais baixos nos últimos seis anos.Os países mais prejudicados com a redução do valor do petróleo sem duvida é Venezuela,Rússia,Irã devido o grande peso das exportações.Incluindo o Brasil que já na sua economia tem sido afetada.A Petrobras acumula sua capacidade de produção,para quando tudo normalizar ela comece a exportar.Com a escassez do petróleo no mercado começa a redução dos gastos e o aumento do PIB,impostos,taxas,energia,combustível... E quem mais sentirá será o povo,alem dos empresários,economistas e investidores. O consumo da família brasileira vive um momento de desaceleração,tanto pelo fim dos programas de incentivos ao consumo quanto pela menor oferta de crédito. O aumento abusivo de energia, o aumento do dólar,do combustível, com isso o poder de presos orientarem as decisões é muito importante,pois temos que analisar os gastos,evitar alguns e começarmos a economizar um pouco mais para poder investir mais. Onde com todos esses desequilíbrio fiscal, haverá o aumento da arrecadação tributária,com efeitos negativos sobre os recursos das empresas e do povo que poderiam ser usados em despesas de consumo e investimentos, a inflação aumenta o preso dos consumos e a elevação dos custos traz uma instabilidade no mercado, podendo prejudicar o trabalhador e as empresas com a redução de despesas em bens de capital e em bens de consumo duráveis.
...