AD2 DMEB
Por: Glaube De Paula Pinto • 8/12/2015 • Trabalho acadêmico • 413 Palavras (2 Páginas) • 542 Visualizações
Disciplina “Desenvolvimento e Mudança no Estado Brasileiro”
Curso: Gestão em Administração Pública
AD2
Questão:
“(...) no campo econômico e social vivenciamos: (...) Um plano econômico bem-sucedido, que acabou com a alta da inflação e estabilizou a economia do país.” Explique, tendo por base o período estudado, o trecho em destaque.
Iniciamos a década de 90 assentados em uma grande inflação, atingindo uma média anual de 500%.
Esse fato, gradativamente estava corroendo o poder de compra do povo, tal como, fazendo com que o PIB (Produto Interno Bruto) decaísse acentuadamente.
Em 1993, com a ascensão de Itamar Franco no poder, Fernando Henrique Cardoso foi nomeado como Ministro da Fazenda pondo em prática um conjunto de medidas com intuito de combater a alta inflação.
O primeiro passo foi uma política de redução de gastos públicos, buscando uma maior dinamicidade da máquina pública, fazendo com que isto aumentasse as receitas.
O segundo foi à adoção da URV (Unidade Real de Valor), à qual era um índice diário estipulado pelo Banco Central, e servindo de um tipo de moeda de troca para o consumo de bens e mercadorias. O povo baseava suas compras na URV, porém quando do pagamento estas eram feitas na moeda corrente – Cruzeiro Real. Ao mesmo tempo, levando em consideração que a URV estava atrelada ao câmbio, na prática essa segunda fase tratava-se da dolarização monetária nacional sem, obviamente, abandonar a moeda nacional.
No dia 01 de julho de 1994, foi implementado a nova moeda com paridade ao dólar, logo tal implementação não causou tanto impacto na população, já que a nova moeda, na prática, era a substituição da URV.
O efeito imediato foi a queda impressionante da inflação, pois se no final do Governo Sarney a inflação anual ultrapassava os 500%, nos primeiros seis meses de vigência do plano real esta foi para a casa dos 18%; possibilitando a eleição de Fernando Henrique, como Presidente da República, ainda no primeiro turno.
Diante do exposto, vemos que o plano real foi um fator importante da estabilização econômica, abrindo as bases à modernização do país, através das privatizações, principalmente, nos setores elétricos e telefônicos.
...