ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTICA
Por: nickrosa • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.816 Palavras (16 Páginas) • 196 Visualizações
SOROCABA / ESTADO SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO |
INTRODUÇÃO.......................................................................................................................03 |
ETAPA 1..................................................................................................................................04 |
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais...............................................................04 |
ETAPA 2..................................................................................................................................10 |
Melhor forma de administrar o sistema de logística integrada de uma empresa, de maneira a controlar uma complexa rede de fatores, visando a produzir e distribuir produtos e serviços para satisfazer o cliente.............................................................................................................10 |
Gestão de Estoque e Compras e sua importância na Empresa.................................................11 |
ETAPA 3..................................................................................................................................15 |
Entrevista..................................................................................................................................15 |
ETAPA 4..................................................................................................................................19 |
Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos)................................19 |
Sugestões de Melhorias............................................................................................................20 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................20 |
ETAPA 1
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Através da produção, do estoque, das trocas de utensílios e caças, sabe-se da atividade material que ocorreu na Revolução industrial e prevalece até os dias atuais.
Com a Revolução Industrial, a concorrência no mercado modernizou as operações na comercialização dos mais variados produtos.
As compras e os estoques foram observados com grande valor, fazendo com que no período da Revolução Industrial houvesse, transformações nos métodos do sistema de fabricação e estocagem em maior escala.
O trabalho que até então era totalmente artesanal, com a Revolução Industrial passou em sua maior parte, substituída pela maquina, o que evoluiu para um estágio mais avançado, fazendo com que os estoques tivessem outro olhar pela administração.
Houve um novo impulso na Administração de materiais, devida ás exigência dos consumidores, do mercado concorrente e as novas tecnologias da época, sendo vista então como uma arte e uma ciência importantíssima no alcance de quaisquer objetivos.
A administração de recursos materiais e Patrimoniais é considerada como um conjunto de atividade desenvolvida dentro da empresa, podendo ser centralizada ou não, destinada a suprir suas diversas unidades com os materiais necessários para que aconteça o bom desempenho das atribuições respectivas.
Entende se por recursos materiais os itens que uma empresa utiliza nas operações do dia a dia, na elaboração do seu produto ou serviço final, tendo como exemplo as matérias prima e os materiais auxiliares o que são basicamente o estoque.
As matérias-primas são os itens que formam o produto final. Todos estes materiais têm o seu fluxo que são de responsabilidade do departamento de compra, logística interna e externa e por final os fornecedores e clientes.
A administração de materiais tem como objetivo a garantia continua da existência de um estoque, tendo de ser organizado para que nenhum item que o compõe falte, atingindo assim a execução e gestão de todas as tarefas de fornecimento suprimento, transporte e manutenção, atividade está integrada a logística empresarial.
A administração de materiais atualmente é vista como um sistema integrado em que diversos subsistema próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina se a favorecer a administração dos meios necessários ao abastecimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade necessária, na qualidade pedida e pelo menor custo, sendo que tudo tem de ser bem planejado, evitando custos financeiros indesejáveis ou lucros cessantes que podem acarretar nas paradas das maquinas, em defeitos de fabricação etc... :
1) Controle de estoque: É o subsistema responsável pala gestão econômica dos estoques, através do planejamento e da programação de matéria, onde compreende se a analise, a previsão, o controle e o fornecimento de material.
2) Classificação de Material: Subsistema responsável pela identificação, classificação, codificação cadastramento é catalogação de material.
3) Aquisição/ Compra de material: Este subsistema é responsável pela gestão, negociação e contratação de compras de material através do processo licitatório. Este setor de compras tem um olhar maior para o estoque de matéria-prima, tendo responsabilidade em assegurar que todas as matérias-primas exigidas pela produção estejam a disposição em quantidades certas e nos períodos esperados.
4) Armazenagem/Almoxarifado: Neste subsistema há a responsabilidade pela gestão física dos estoques, como a guarda, preservação, embalagem, recepção e expedição de material, conforme determinadas normas e métodos de armazenamento. 5 )Movimentação de Material: É o subsistema encarregado do controle e normalização das transações de recebimento,.
6) Inspeção de Recebimento: Subsistema este responsável pela verificação física e documental do recebimento de material, onde encarregasse também da verificação dos atributos qualitativos que são definidos nas normas de controle de qualidade.
...