ANÁLISE CRITICA DE ARTIGO – METODOLOGIAS PARA SELEÇÃO DE FORNECEDORES: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Por: Lara Sossai • 22/5/2018 • Trabalho acadêmico • 523 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CAMPUS AVANÇADO VIANA
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
ANALISE CRITICA DE ARTIGO – METODOLOGIAS PARA SELEÇÃO DE FORNECEDORES: UMA REVISÃO DA LITERATURA
LARA SOSSAI C. DA COSTA
VIANA – ES
NOVEMBRO/2017
Joana Coelho Vianaa *, Luciana Hazin Alencarb
Esse artigo visou investigar na literatura os trabalhos desenvolvidos recentemente sobre o tema, identificando tendências, assim como lacunas existentes. Objetivou com isso disseminar as metodologias em maior destaque na literatura e, dessa forma, fornecer aos interessados conhecimento para a adoção e/ou aprimoramento dos métodos.
A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, na qual foram levantados artigos publicados em periódicos de referência relacionados a temas de produção, pesquisa operacional e gestão da cadeia de suprimentos.
De acordo com os autores Perucia, Balestrin e Verschoore (2011), o artgo cita que as organizações têm duas opções estratégicas: produção interna ou aquisição de componentes no mercado. Para os autores o elemento a ser analisado para a tomada dessa decisão é o custo de transação presente em qualquer relação econômica, tais como: custos de negociação e de formalização de contratos, de obtenção e de manutenção de clientes e os custos de acompanhamento de valores a receber.
Para eles, a confiança e a reciprocidade em uma relação interorganizacional são imprescindíveis para induzir a ação cooperada e reduzir o oportunismo entre os agentes econômicos, o que é considerado como um dos principais fatores de geração de custo de transação.
No entanto, para que a estratégia de cooperação possa ser bem-sucedida, torna-se imprescindível a formação de parcerias com empresas competentes, confiáveis e comprometidas com o resultado de toda a cadeia.
As organizações, cada vez mais seletivas, traduzem as novas exigências em diferentes fatores de avaliação. Atualmente, além do preço, qualidade e entrega, diversos outros critérios, tangíveis e intangíveis, vêm sendo considerados no processo de seleção de fornecedores, tais como: capacidade tecnológica, compromisso, credibilidade, cultura organizacional, histórico de performances, dentre outros.
Atualmente, a diversidade de modelagens, para a estruturação e resolução do problema, abrange desde simples categorização até métodos mais sofisticados de apoio à decisão multicritério. O Quadro abaixo relaciona as metodologias típicas adotadas na construção de modelos para a seleção de fornecedores.
[pic 1]
Os resultados encontrados mostram uma renovação do interesse de estudiosos acerca do processo de seleção de fornecedores, em que se observa um crescimento, ao longo dos anos, no número de publicações com propostas para a resolução do problema, destacando a relevância do assunto. As modelagens desenvolvidas, por sua vez, revelam a adequação dos modelos às novas exigências, sendo incorporados ao processo decisório mais fatores além do preço, qualidade e entrega, incluindo-se fatores qualitativos e, muitas vezes, conflitantes. Esse aspecto reflete na construção dos modelos, nos quais são empregados, especialmente, os métodos de apoio à decisão multicritério.
...