AP 2 Metodologia de Pesquisa
Por: Leeh Betim • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
NOME DO ALUNO: Leandro Vieira Betim
RGM: 1526102-6
DISCIPLINA: Mercadologia de Pesquisa
NOME DO TUTOR: Adriana Cordeiro
O Senso Comum é o modo de pesar das pessoas, que foram adquiridos com o passar do tempo, por experiências vividas no cotidiano. Ele é pessoal e subjetivo, pois não há comprovações científicas de que tal coisa irá funcionar mesmo. Por exemplo, você oferecer chá de boldo para uma pessoa que exagerou na bebida no dia anterior e está de ressaca.
O conhecimento Teológico, conhecido como religioso, é a crença em divindades, forças superiores, manifestações divinas. Não admite questionamentos, não se baseia na razão, e sim na Fé. Alguns exemplos são os textos sagrados, como a Bíblia, o Alcorão, entre outros.
O conhecimento Filosófico, assim como o Teológico, é inexperimentável. Busca respostas na reflexão do homem sobre si mesmo e sobre a realidade. Os temas de reflexões filosóficos mudam na medida em que o contexto histórico se modifica. Ela surge na relação do homem com o seu dia a dia. Por exemplo, se todo esse avanço tecnológico nos smartphones realmente faz bem para o homem, ou se os médicos estão perto da cura para a AIDS.
O conhecimento Científico, diferentemente do Senso Comum, busca compreender a realidade de maneira racional. Descobre as relações universais e necessárias entre os fenômenos e buscam prevenir certos acontecimentos. Não atinge simplesmente os fenômenos em sua manifestação global, mas investiga sua causa, sua constituição íntima, caracterizando-se, desta forma, pela capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir ou aplicar leis, de predizer eventos futuros. Casos como o aquecimento global, vacinas para doenças, e até a diminuição de velocidade em certos locais de São Paulo para que se evitem acidentes.
...