APRENDIZADO ORGANIZACIONAL COM SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO: UMA OPORTUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Por: Ênio Cidrão • 5/3/2017 • Trabalho acadêmico • 5.518 Palavras (23 Páginas) • 409 Visualizações
E.E.E.P. Monsenhor Odorico De Andrade[pic 1]
Ênio Stefani Rodrigues Cardoso Cidrão
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL COM SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO: UMA OPORTUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
TAUÁ-CE
2015
Ênio Stefani Rodrigues Cardoso Cidrão
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL COM SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO: UMA OPORTUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Trabalho de conclusão desenvolvido para o estágio supervisionado do curso Técnico em administração da escola Monsenhor Odorico de Andrade, como requisito para obtenção do Título de Técnico em Administração.
Orientador: Esp. Disney dos Santos Bezerra
TAUÁ-CE
2015
“Pessoas não fazem parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a posicionarem-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral.”
(Eduardo Davel e Sylvia Constant Vergara)
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, que foi fiel ao me dar a vitória de concluir essa etapa da minha vida com sucesso e ao lado dele, não deixando que eu desanimasse no meio do caminho. Sou grato também a meu atencioso orientador, Disney Santos, que sempre se preocupou em me ajudar e atender qualquer demanda que aparecesse, fazendo com que eu lograsse êxito nessa “empreitada”, aos meus supervisores nas duas concedentes em que estive estagiando, que prezaram pelo meu aprendizado nesse período, sempre procurando proporcionar experiências profissionais que somassem a meu conhecimento, e ao núcleo gestor da escola, que tem zelo ao lidar com os alunos e os assistir em suas necessidades cognitivas. Também queria destacar o empenho dos meus familiares em me apoiar e auxiliar sempre, e o papel importante dos meus colegas de escola e trabalho, que nos “bastidores” deixaram uma considerável contribuição.
EQUIPE TÉCNICA
_______________________________________________________
ÊNIO STEFANI RODRIGUES CARDOSO CIDRÃO
Aluno Estagiário
_______________________________________________________
DISNEY DOS SANTOS BEZERRA
Orientador
_________________________________________________________
DARLENE FEITOSA MARIZ
Supervisora
______________________________________________________
EDGLEUSSON COELHO NORONHA
Coordenador do Curso de Técnico em Administração
_____________________________________________________
ÍTALO DEL BASTOS MOTA
Coordenador de Estágio
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
Razão social: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ
CNPJ: 09.444.530/0001-01
Razão Social Filial: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ – TAUÁ
Representante Legal: DARLENE FEITOSA MARIZ
Endereço: RUA ABIGAIL CIDRÃO DE OLIVEIRA, S/N, COLIBRIS.
Cidade/UF: TAUÁ/CE
Fone: (88) 3437-3555
Setor: 1ª VARA DE JUSTIÇA
Supervisora: DARLENE FEITOSA MARIZ.
_______________________________________________________________
ASSINATURA DA CONCEDENTE
INTRODUÇÃO
Como última disciplina curricular do curso técnico em administração, o estágio mostrou ser de enorme importância quanto ao fato de proporcionar momentos de aprendizagem e, principalmente, de experiência prática na área administrativa, fazendo com que conhecimentos técnicos e teóricos se materializem em aplicações efetivas do que se é aprendido em sala.
É notória a diferença que existe entre os conceitos e teorias repassadas nas aulas do curso e a verdadeira realidade do mundo empresarial, e através do estágio conseguimos perceber essa discrepância e procurar alternativas para minimizar e/ou acabar essa problemática, ou seja, tentar fazer o maior número de ajustes mediante princípios administrativos essenciais, a fim de melhorar os processos e atividades organizacionais.
Estagiar em um órgão público é uma experiência um pouco díspar das vivenciadas em instituições privadas, isso quanto à observância e aplicabilidade das ferramentas de gestão estudadas no curso, contudo, preceitos fundamentais, como o ciclo PDCA – Planejamento, Direção, Controle e Avaliação –, são indispensáveis em qualquer ambiente administrativo, validando assim, a máxima de que a administração está em todos os lugares.
Foram detectados alguns pontos positivos e alguns negativos na repartição onde ocorreu o estágio, isso através de análises minuciosas que foram desde a história da instituição a pesquisas internas com colaboradores até o exercício dos processos administrativos. Dentre os aspectos que se apresentavam como empecilhos ao êxito organizacional da instituição, um fez com que surgisse esse projeto, que foi a falta de qualificação detectada nos servidores da secretaria da 1ª vara da comarca. No dia a dia, os servidores do Poder Judiciário tem que trabalhar com a movimentação de processos judiciais, tal como a juntada de documentos inerentes a estes e as formalidades relacionadas. Depois de algum tempo exercendo essas funções, os colaboradores começaram a perceber certa deficiência quanto à formação intelectual dos mesmos para trabalhar com tais questões, ou seja, a falta de conhecimentos sobre Direito os impedia de obter um melhor desenvolvimento com relação à realização de suas atividades cotidianas, e também o entendimento pleno destas.
Diante da problemática detectada e após pesquisas realizadas, encontrou-se um site na internet que fornecia materiais didáticos diversos acerca de várias áreas do conhecimento. Ao acessar a área de Direito, observou-se uma razoável variedades de cursos, onde muitos deles procuravam repassar noções básicas sobre temas pertinentes à dinâmica do Poder Judiciário, e a partir daí iniciou-se a elaboração de um programa de desenvolvimento de pessoas, tendo em vista melhorias na lida diária com processos judiciais, assim como a compreensão dos assuntos ligados a estes.
...