ARTIGO CUSTOS
Por: alinedecastrooli • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.315 Palavras (14 Páginas) • 247 Visualizações
Artigo ATPS
Ano 2015[pic 3]
Anhanguera Educacional Sorocaba
Curso: Administração - 5B
Nome Aluno
Aline C. Oliveira - 7475689230 4C
Geovana R. Guiotto 6450284529
Jéssica Gomes - 6814004801
Raelli L. Oliveira - 6814005034
Silvani C. Gonçalves - 6814005056
Talita C. Agnello - 6814005064
Talita O. Nascimento - 6814005065
Nome Orientador
Prof.ª Ms. Graziella Andréia Malagó
E-mail: grazimalago@gmail.com
CONTABILIDADE DE CUSTOS[pic 4]
Indústria de sorvetes Sabor Tropical
RESUMO
Interpretamos os dados obtidos a partir da análise dos custos e despesas para atingir o objetivo do melhoramento da competividade de preço em relação aos concorrentes. Compreendemos a situação dos custos diretos e indiretos para realizar a análise e identificamos o ponto de equilíbrio e margem de contribuição de cada produto para os pagamentos dos custos e despesas fixas.
Apresentamos o relatório aos gestores da empresa que continha todas as informações resultantes com o objetivo de contribuir na tomada de decisão dos gestores em uma possível ampliação dos produtos em novos mercados. Concluímos ao final do estudo que a mensuração dos processos envolvidos permitiu alterar o preço do produto para patamares mais competitivos. Palavras-Chave: Custos, concorrentes, preços.
ABSTRACT
We interpret the data obtained from the analysis of the costs and expenses to achieve the goal of improving price competitiveness compared to competitors. We understand the situation of the direct and indirect costs to perform the analysis and identify the breakeven point and margin of each product's contribution to the payment of fixed costs and expenses.
Present the report to company managers that contained all the resulting information in order to contribute to the management decision-making on a possible expansion of the products in new markets. Concluded at the end of the study, the measurement of the processes involved allowed to change the price of the product to more competitive levels.
Keywords: costs, competitors, prices.
INTRODUÇÃO
Durante o desenvolvimento desse trabalho devemos aprofundar nossos conhecimentos sobre a contabilidade de custos de forma que ao final das etapas poderemos classificar os custos de acordo com as suas terminologias. Além disso, iremos trabalhar a aplicação dos custos diretos aos produtos e método de rateio dos custos indiretos de produção.
Com base nessas informações vamos interpretar os dados obtidos a partir da análise dos custos e despesas para atingir o objetivo do melhoramento da competividade de preço em relação aos concorrentes. Esse objetivo só poderá ser alcançado a partir do momento que compreendermos a situação dos custos diretos, indiretos, realizando a analise e o direcionamento dos custos, determinando quais as atividades são relevantes durante o processo produtivo, identificando o ponto de equilíbrio e margem de contribuição de cada produto para os pagamentos desses custos e despesas fixas.
Concluindo com a apresentação de um relatório que será apresentado aos gestores da empresa, contendo todas as informações resultantes das analises realizadas, visando contribuir na tomada de decisão dos gestores em uma possível ampliação dos produtos em novos mercados.
- CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS – APURAÇÃO
2.1. CUSTOS DIRETOS
São custos fundamentais para a produção de determinado produto. Podem ser facilmente identificados de acordo com a demanda solicitada e são atribuídos no preço final do mesmo
Exemplos: Em uma fabrica de sorvete os custos diretos seriam a matéria-prima, embalagens, energia elétrica utilizada pelas maquinas e freezer, mão de obra direta, e outros.
Para a apropriação dos custos diretos, é essencial que a empresa mantenha um controle interno de saídas de materiais para a linha de produção, que faça um estudo detalhado do custo da mão de obra direta para a realização de determinado pedido de produção. Como também de materiais e outros serviços necessários para a finalização do produto.
2.2. CUSTOS INDIRETOS
São custos que não estão diretamente ligados a atividade-fim da empresa mas são muito importantes para que o produto possa ser finalizado com qualidade e dentro do período programado.
Exemplos: Manutenção de máquinas, controle de qualidade, seguro do prédio, etc.
2.3. TERMINOLOGIA CONTÁBIL BÁSICA
Alguns termos da contabilidade podem ser muito parecidos, mas possuem significados diferentes. Por isso uma nomenclatura padrão se faz necessária para a compreensão desse estudo. Como poderemos ver a seguir.
Gastos: Redução de ativo causado por compra de serviço e materiais necessários para o funcionamento da empresa. Exemplo: Compra de prédio, matéria-prima, mão de obra interna e externa, etc.
Desembolso: Pagamento efetivado diante aquisição de ativo, podendo ser antes, durante ou depois da entrega do mesmo.
Investimentos: São gastos que visam retorno de rentabilidade no futuro e podem ser circulantes, não circulantes e permanentes, como por exemplo, matéria-prima, ações, máquinas, ferramentas, entre outros.
Custo: São gastos de bens e serviços essenciais para a produção de uma atividade-fim. Exemplo: Depreciação de máquinas.
Despesas: Consumo de bem ou serviço que gera receita e reduz o patrimônio liquido da empresa. Exemplo: gastos com o pessoal administrativo e comissões de venda.
Perda: Ação involuntária que consome um bem ou serviço. Exemplo: Greves, enchentes, geração de sucatas, entre outros.
3. APLICAÇÃO DOS MATERIAIS DIRETOS, MÃO DE OBRA DIRETA E CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO.
Este roteiro é um passo a passo para identificar os custos diretos de cada produto, no caso o Picolé a base de leite e o Picolé a base de água, incluindo a matéria prima, os materiais e a mão de obra, possibilitando através da proporção, saber o percentual de custo de cada um, e a partir daí obter a somatória dos custos indiretos também e logo após aplicar a proporção de acordo com a que já foi aplicada nos custos diretos.
...