AS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
Por: ricardovs93 • 24/11/2020 • Seminário • 824 Palavras (4 Páginas) • 111 Visualizações
ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
RESENDE
2017
ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
RESENDE
2017
SUMÁRIO
Empreendedorismo 4
Gestão da Qualidade 5
Responsabilidade Social Corporativa 6
REFERÊNCIAS 7
Empreendedorismo
O empreendedorismo retoma o termo empreendedor, associando-o à inovação para explicar o desenvolvimento econômico, em que o diligente é a pessoa capaz de converter uma nova ideia ou invenção em uma inovação de sucesso. O papel do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em um negócio lucrativo.
O conceito “Empreendedorismo” foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1945, como a base de sua teoria da Destruição Criativa. Segundo Schumpeter, o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalista, que consegue reunir recursos financeiros, organizar as operações internas e realizar as vendas da sua empresa.
Mais tarde, em 1967, com Kenneth E. Knight, e, em 1970, com Peter Drucker, foi introduzida ao empreendedorismo a ideia da necessidade de arriscar em algum negócio para montar uma organização. Já em 1985, com Gifford Pinchot III, foi introduzido o conceito de intraempreendedor, que consiste na prática dos funcionários possuírem a capacidade de atuar como donos do negócio, ajudando, sobretudo a movimentar a criação de ideias dentro das organizações, mesmo que indiretamente.
Hoje em dia, uma das definições mais aceitas é dada pelo estudioso Robert D. Hisrich, pois segundo ele, “Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”.
As principais transformações ocorridas pela disseminação dessa teoria foram na descoberta de novos métodos de produção e comercialização; exploração de novas fontes de energia e alteração do mercado; além de simplificar as rotinas das organizações aperfeiçoando os processos, fazendo com que haja praticidade na geração de empregos.
O empreendedor é de suma importância para uma organização manter o negócio competitivo, é o diferencial estratégico que atrelado a um bom plano de negócios cria oportunidades em cenários muitas vezes inimagináveis.
Gestão da Qualidade
A Gestão da Qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa, que surgiu após o fim da Segunda Guerra Mundial, para corrigir os erros dos produtos bélicos.
Dentre os principais teóricos está o americano William Edwards Deming, que em 1950, surgiu com o método de controle estatístico no Japão, ensinando alto executivos a melhorarem o design e a qualidade de seus produtos. Para Deming “Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente”.
Em 1954, Joseph Moses Juran, lembrado como um evangelista da qualidade foi para o Japão lecionar sobre gestão da qualidade para executivos de médio e alto escalão de várias empresas, onde afirmava que a ausência de deficiências levaria a uma boa qualidade dos produtos e serviços.
Armand Vallin Feigenbaum também foi um importante teórico sobre a gestão, onde dizia que a “Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário”.
Outro teórico significativo foi Kaoru Ishikawa, que desafiou os gestores que estavam satisfeitos em apenas melhorar a qualidade de um produto, a insistirem e levarem a qualidade sempre a um passo à frente. Em 1960, desenvolveu o conceito de círculos de qualidade, juntamente com a União de Cientistas e Engenheiros Japoneses.
O americano Philip Bayard Crosby foi um empresário e escritor que contribuiu para a teoria da gestão e métodos de gestão da qualidade, associando-se à questão de “fazer certo na primeira vez”, pois considera as técnicas preventivas pouco eficazes.
...