AS FERRAMENTAS E INDICADORES DE QUALIDADE
Por: tatianameneses • 1/11/2019 • Seminário • 663 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA ALIMENTÍCIA
Foram identificadas as seguintes causas de insucesso do sistema de gestão por indicadores:
- Falta de definição de critérios claros para os tratamentos dos desvios;
- Falhas referentes à atribuição de responsabilidades dentro do sistema de gestão;
- Falta de sistematização ou metodologia definida para o tratamento dos desvios;
- Falhas no acompanhamento de execução das ações definidas e ausência de avaliação da eficácia das mesmas.
*Estas indicações resultavam em não atingimento de metas definidas e na reincidência de problemas já tratados e discutidos anteriormente.
AÇÕES PROPOSTAS:
- Definir critérios claros para tratamento dos desvios de resultados de indicadores em relação às metas estabelecidas;
- Para os indicadores “Rendimento” e “Eficiência”, a emissão do plano de ação deverá ser emitido quando o resultado obtido for maior ou igual a 01 p.p abaixo da meta estabelecida ou 02 pontos consecutivos de resultados abaixo da meta , independente do resultado alcançado.
- Para o indicador “Perda de Embalagem”, a emissão do plano de ação deverá ocorrer quando o resultado obtido for maior ou igual a 5% acima da meta estabelecida ou 02 pontos consecutivos de resultados acima da meta, independente do resultado alcançado.
- Para os Indicadores da Qualidade (Fechamento, Datador, Subpeso, Aspecto Visual, Sabor/Odor, Textura e Umidade) a emissão do plano de ação deverá ocorrer quando o resultado obtido for menor ou igual a 1 p.p abaixo da meta estabelecida ou 02 pontos consecutivos de resultados abaixo da meta, independente do resultado alcançado.
- Indicadores de Qualidade (SAC): Para as unidades de negócio que apresentarem resultado de SAC acima da meta estabelecida, deverá estratificar mensalmente as reclamações de consumidores por unidade de negócio, buscando identificar qual o principal motivo da reclamações, conforme apontado através do Gráfico de Pareto. Deverá ser investigado e emitido plano com ações corretivas.
- Quando um indicador apresentar meta igual ou superior a 98% e apresentar 05 ou mais resultados consecutivos iguais ou superiores à meta estabelecida, ele passa de item de controle para item de verificação. Contudo, é possível um item de verificação retornar à condição de um item de controle se apresentar 02 resultados consecutivos abaixo da meta estabelecida, independente do resultado alcançado.
- Padronizar a sistemática para tratamentos de desvios;
-Foi proposto o uso do PDCA sempre que um desvio fosse tratado.
-Foi definido que as ações iriam se concentrar nas causas de desvios que representassem cerca de 70% das causas do mesmo,utilizando o Gráfico de Pareto.
- Para a investigação de causas raízes, foi definido o uso de Brainstorm, Diagrama de Causa de Efeito e o método dos 5 porquês. Para a sistematização do uso destas ferramentas, foi criado um relatório chamado: “Relatório de Ação Corretiva/Preventiva (RACP)
- Definição de ações capazes de eliminar as causas identificadas no RACP, onde é utilizada a ferramenta 5W2H.
...