ATIVIDADE INDIVIDUAL ÉTICA E SUSTENTABILIDADE
Por: sharondalessi • 17/8/2022 • Trabalho acadêmico • 872 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
ÉTICA E SUSTENTABILIDADE
Empresa de telecomunicações VBN
Julho/ 2022
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
Elaborado por: Laura Fagundes
Disciplina: Ética e Sustentabilidade
Turma: 0522-2_2
Tópicos desenvolvidos
Visando estabelecer melhores práticas no que se refere à ética, responsabilidade social e governança, iremos apresentar neste relatório soluções para empresa de telecomunicações VBN, considerando os seguintes tópicos:
- ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
- obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
- efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
- soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.
Apresentação e objetivo
A empresa de telecomunicações VBN tem como principal objetivo como resultado deste relatório, estabelecer ações voltadas às melhores práticas no que se refere à ética, responsabilidade social e governança. Para isso, serão avaliadas as perspectivas de seus clientes e a opinão pública geral.
Para que os direitos individuais e coletivos sejam garantidos sem que haja o comprometimento das soluções propostas, as ações sugeridas neste relatório presam, primeiramente, pelo respeito aos seres humanos e as relações sociais praticadas na atualidade.
Com base na minha experiência de consultor, no desenvolvimento deste relatório, serão apresentadas as soluções que poderão contribuir para evitar que haja abusos e desrespeito contra qualquer ser humano e a sua coletividade. Deste modo, foram consideradas a forma de pensar e de agir de cada indivíduo, com respeito as diferenças sociais e culturais, da mesma forma que as empresas também têm formas diferentes de agir, de modo a preservar o bem comum.
Desenvolvimento
A seguir, serão apresentadas as ações necessárias para que o objetivo proposto seja atingido:
- ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade
- Criação de um programa de Compliance/ programa de integridade, onde deverão ser compreendidos os conceitos que orientam e definem os princípios de negócios, os conflitos de interesse e o compromisso social da empresa, constituindo um conjunto de normas e princípios a serem observados por todos na realização de suas atividades.
- Adoção de uma governança corporativa que atenda aos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade social.
- Engajamento da alta direção, demonstrando liderança e comprometimento, por meio de uma cultura de exemplo, com base nas suas ações.
- Realização de auditorias periódicas para assegurar a transparência e prestação de contas.
- Valorização do profissional de modo a aumentar o engajamento e a motivação dos funcionários, refletindo diretamento em um clima organizacional mais saudável.
- Avaliação dos riscos associados à Compliance estabelecendo medidas diminuir a probabilidade e impacto, para que gerem menos danos possíveis à organização e aos indivíduos.
- Criação de um canal de denúncia que garanta o sigilo das informações e o anonimato e proteção do denunciante.
- Disseminação dos pilares institucionais da empresa.
- obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos
- Falta de comprometimento e maus exemplos de líderes e alta direção.
- Programa de integridade de “papel”, ou seja, são definidos os princípios, porém os mesmos não praticados dentro da organização.
- Desvalorização do profissional.
- Comunicação deficiente.
- Profissionais despreparados.
- Metas inatingíveis e pressão por resultados.
- Gestão sem planejamento ou mal estruturada.
...