ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: 3º E 4º ETAPA
Por: bwillian • 3/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.191 Palavras (9 Páginas) • 245 Visualizações
Centro Universitário:
[pic 1]
Campus Pirituba
Cursos: Administração – 6° e 7º semestre – NOTURNO
Disciplina: Administração Mercadológica
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: 3º E 4º ETAPA
Larissa Fernandes – R.A. 7244552864
Monica Gomes dos Santos – R.A. 1299720494
Rafael Justino – R.A. 6611318429
Willian Barbosa da Silva – R.A. 7492707167
Professor: Fernando Portel
São Paulo
09 JUNHO DE 2016
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO - PIRITUBA
ADMINISTRAÇÃO – 6º E 7º SEMESTRE – NOTURNO
d
DISCENTES:
LARISSA FERNANDES
MONICA GOMES DOS SANTOS
RAFAEL JUSTINO
WILLIAN BARBOSA DA SILVA
Administração Mercadológica.
Trabalho acadêmico sobre Administração Mercadológica, apresentado ao curso de Administração, como requisito para a obtenção de nota para 2º bimestre na Atividade Prática Supervisionada.
TUTOR: FERNANDO PORTEL
SÃO PAULO
09. JUNHO DE 2016.
Sumário
INTRODUÇÃO 4
Etapa 3 5
Etapa 4 8
Referências Bibliográficas: 13
Conclusão........................................................................................................................................... 13
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo aumentar os conhecimentos no que diz respeito à administração mercadológica, através das vivencias no mundo corporativo, artigos e pesquisas que elucidaram a ideia principal do tema, os aspectos que mais chamaram a nossa atenção foi como essa matéria está envolvida em nossa vida seja profissional e como a falta de conhecimento explica muitos fracassos de empresas. Gostaria de destacar o conhecimento do professor Fernando por trazer na sala de aula exemplos práticos que tornaram a matéria ainda mais simples de ser entendida.
Etapa 3
Gestão de Marca "Cacau Sabor"
Apesar da identificação das marcas remontarem desde o período anterior a era cristã, quando se identificava e valorizava-se mercadoria em função da sua origem (por exemplo: porcelana chinesa, especiarias da índia, cerâmica gregas, etc.), a preocupação em estabelecer forma de gerir marcas se deu com a chegada dos europeus na América do Norte com a comercialização de tabaco em meados do século XV
A partir de então passou-se a olhar a marca como um fator cada vez mais importante de diferenciação junto aos concorrentes. No início do século XIX com o aumento substancial em todo o mundo das trocas e transações comerciais as marcas passaram a ser valores patrimoniais, cuja preservação por parte dos empresários foi se tornando fator de relevância no negócio.
Métodos de publicidade e propaganda, de marketing e de valorização das marcas fez com que fossem desenvolvidos processos mais complexos e visões mais abrangentes do que é efetivamente uma marca.
Hoje uma marca consolidada, top of mind, tem um valor intangível muitas vezes bem maior que todo o ativo da empresa, tornando-se fator primordial do negócio a sua gestão. A valorização da marca aumenta a resiliência do negócio, tornando o negócio um investimento mais seguro para os seus investidores.
Elaborar um texto argumentativo para a empresa ‘Cacau Sabor’, em que a equipe deve demonstrar a importância da Gestão das Marcas bem como sugestões de como a empresa deve se posicionar no mercado para construir uma marca de sucesso.
Na Cacau Sabor, conforme a visão estabelecida para seu negócio, a marca deverá ser o maior patrimônio. Assim sendo é fundamental que os processos de produção, de embalagem, de acondicionamento, de transporte, de distribuição e de exposição dos produtos nos pontos de venda assegurem alguns dos principais valores que são a qualidade e o sabor dos seus produtos.
Isto implica em ter uma estratégia de negócio bastante clara, de uma política bem definida de qualidade - desde a escolha dos fornecedores ao momento de entrega do produto ao consumidor e, da mesma forma, dispor de processos padronizados para cada uma dessas etapas.
Isto é parte importante na construção da marca e é essencial que todos, fornecedores, colaboradores, os pontos de vendas, enfim todos os envolvidos com o negócio, devem estar conscientes, comprometidos e engajados de maneira sinérgica com a estratégia e os valores da empresa, refletindo em uma compreensão que isto compõe efetivamente a marca do negócio.
A medida que estes aspectos vão se consolidando junto a marca Cacau Sabor, este patrimônio vai gradativamente se valorizando e tornando-se o grande diferencial frente aos concorrentes. Diferencial este que jamais poderá ser copiado, dado a sua complexidade e características específicas da organização, dos componentes, do envolvimento destes e de suas respectivas interfaces.
Com a valorização da marca por todos estes atributos, torna-se também um fator de atratividade para fornecedores que querem ter seu nome associado a marca Cacau Sabor. Isto traz como vantagem uma busca natural por melhor qualidade por aqueles que desejam ser fornecedores, reduzindo com isto o custo de verificação desse atributo ao nosso negócio.
Da mesma forma, torna-se atrativa na captação de talentos para compor a força de trabalho, bem como na busca dos canais de venda.
Associado a campanhas de marketing que fortalecem a difusão dos valores da empresa com a marca, valores estes percebidos pelos consumidores que buscarem o produto nos pontos de vendas, tornar-se-á uma presença permanente na memória de quem experimentou.
...