ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (AtPS) DE GESTÃO DE PROJETOS
Por: Euclides Junior • 23/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.854 Palavras (16 Páginas) • 560 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL Ltda.[pic 1]
Faculdade Anhanguera São José[pic 2]
Curso de Bacharelado em Administração
TOP FIVE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (AtPS) DE
GESTÃO DE PROJETOS
Etapa 1 – Criação e Estruturação do Projeto (AJUSTES)
Etapa 2 – Termo de Abertura do Projeto (TAP)
Professora: Mestre Ana Cabanas
São José dos Campos-SP
Março de 2016
SUMÁRIO
[pic 3]
1 INTRODUÇÃO 03
2 LEITURA E FICHAMENTO DO ARTIGO 04
3 TERMO DE ABERTURA DO PROJETO 06
3.1 TÍTULO DO PROJETO 06
3.2 DATA DE INÍCIO DA CONCEITUAÇÃO DO PROJETO 07
3.3 CLIENTE 08
3.4 MISSÃO DO PROJETO 09
3.5 OBJETIVOS DO PROJETO 10
3.6 ESCOPO DO PROJETO 11
3.7 EXCLUSÕES DO PROJETO 12
3.8 MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 13
3.9 EQUIPE BÁSICO DO PROJETO 14
3.9.1 Gerente de Projeto 14
3.9.2 Gerentes de Atividades 15
3.9.3 Gerente de Operações do Projeto 16
3.10 EQUIPE DE SUPORTE DO PROJETO 17
3.11 PREMISSAS DO PROJETO 18
3.12 RESTRIÇÕES DO PROJETO 19
3.13 CRONOGRAMA DETALHADO – PRAZO ESTIMADO 20
3.14 CUSTO ESTIMADO 21
4 CONSIDERAÇÕES DA EQUIPE 23
REFERÊNCIAS 24
1 INTRODUÇÃO
Gestão de Projetos para a formação do profissional administrador é indispensável, por facilitar desde planejamento até a realização das atividades antes de iniciá-las, e acompanhar, com metas estabelecidas, tarefas a serem realizadas e o progresso destas, conforme os recursos necessários disponíveis. Também controla um projeto, medindo o progresso e desempenho com base em uma metodologia, corrigindo ações sempre que necessário. Por isso tornam-se relevante que os principais interessados no projeto sejam identificados e a comunicação seja eficaz.
Comente sobre o objetivo das Etapas 1 e 2 da Atividade Prática Supervisionada (AtPS) da disciplina Gestão de Projeto (GP) para a formação profissional do Administrador.
Lembre-se que esta atividade é relevante para que a equipe possa r aprimorar o relatório da Etapa 1. Por isso, a primeira versão da Etapa 1 desta AtPS deve ser entregue juntamente com esta versão.
Como ao final de cada etapa do projeto e início de outra etapa consecutiva, considerado GAP, devem-se analisar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e realizar ajustes necessário para que a equipe possa obter sucesso na elaboração do relatório da Etapa 2 da AtPS de GP sobre o Termo de Abertura do Projeto (TAP).
2 LEITURA E FICHAMENTO DO ARTIGO
Artigo: O que é Gestão de Projetos? de Alcides Pietro
Todo projeto e uma iniciativa única de algo; seja ela um produto, um produto para cliente como um móvel sobre encomenda, mas todo projeto tem uma pessoa envolvida para a realização da mesma, mas vale lembrar que um projeto não e um negocio pois um projeto tem começo, meio e fim já os negócios são criados para não terem um fim e sim durarem.
Para um projeto ser criado tem algumas fases que precisam ser realizadas para que o mesmo tenha alguma probabilidade de aceitação no mercado:[pic 4]
[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]
[pic 14]
Figura 1 legenda
Fonte: Adaptado de Pietro ano
Uma área que é responsável pela criação do projeto é a gestão do escopo ali e a base para a criação do projeto, onde são responsáveis por iniciar o projeto e planejar, assim passando para outra área que á o gerenciamento de custos, onde é feita toda a estimativa de quais os valores que vão ser colocados no ao longo do projeto, algumas pessoas ficam responsável por verificar o risco que o projeto tem de aceitação no mercado, problemas macroeconômicos etc.
Mas, para todo um gerente deve ser responsável por liderar a equipe em busca do sucesso do projeto.
Artigo Gestão de Riscos: fator decisivo para o sucesso do projeto de Juliana Zanolli.
Um projeto nada mais é que algo inovador, que apostamos no mercado, e sendo assim sempre estamos fadados a correr riscos.
Uma boa gestão de riscos consiste primeiramente em identificar e classificar o grau do risco para o começo, continuidade e fim, do projeto. E de grande responsabilidade o comprometimento de todos da equipe para essa realização, pois cada área pode identificar um risco para o projeto, desde os membros gestores ate os colaboradores.
Identificam-se os riscos de uma estrutura analítica:
[pic 15][pic 16]
- Técnicos (Requisitos, Tecnologia, Complexidade e Interfaces, Desempenho e Confiabilidade e Qualidade).[pic 17]
- Externos: (Subcontratados e Fornecedores, Regulamentações, Mercado, Cliente, Clima)
[pic 18]
- Organizacionais: (Dependências do projeto, Recursos, Financiamento, Priorização).
- Gerenciamento: (Estimativas, Planejamento, Controle, Comunicação).[pic 19]
Figura 2 Legenda
Fonte: Adaptado de Zanoli, ano
Podem se também usar algumas técnicas de identificação como: brainstorming, checklists, e relatórios de projetos já concluídos, sendo assim após identificar os riscos deveram classifica lós de acordo com a sua criticidade, identificando a partir de três de três itens escopo (qualidade), prazos e recursos (orçamento).
Após identificar os risos devemos implantar soluções para evitá-la e reduzir os riscos, as medidas mais usada para evitar/solucionar um risco são: plano de contingência as ações para evitar os riscos; as medidas para minimizar os riscos; a transferência dos riscos para terceiros; e a aceitação dos riscos.
...