ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Por: janainalira • 22/10/2018 • Trabalho acadêmico • 3.738 Palavras (15 Páginas) • 202 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
JENYFFER EMÍLIA DA SILVA OLIVEIRA
DAWANNE ESTER XAVIER CUNHA
SAIONARA TENÓRIO DOS SANTOS
JULIA DOS SANTOS DE ALENCAR
JANAINA DOS SANTOS LIRA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PIPA - 4
MACEIÓ-AL
[pic 2]
JENYFFER EMÍLIA DA SILVA OLIVEIRA – RA: 01610007091
DAWANNE ESTER XAVIER CUNHA – RA: 01610007299
SAIONARA TENÓRIO DOS SANTOS – RA 01610006490
JULIA DOS SANTOS DE ALENCAR –RA: 01610007362
JANAINA DOS SANTOS LIRA – RA:0161000
O Passaporte – PIPA 4
A capacitação de pessoas em uma organização
Atividades Práticas Supervisionadas – PIPA 4. Trabalho apresentado a disciplina, processos Organizacionais como exigência para a avaliação do PIPA, no curso de Administração da Faculdade da Cidade de Maceió, sob orientação da prof.º Gilmar de Melo.
Maceió – AL
2018
[pic 3]
- SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
1.2 A capacitação de pessoas em uma organização 2
1.3 Comportamento Humano nas Organizações 3
1.4 Comportamento Organizacional 3
1.5 O Indivíduo na Organização 4
1.6 Percepção 5
1.7 Motivação 5
2. Divisão do Trabalho 7
3. ESTUDO DE CASO 8
3.1 Perfil da Empresa O Passaporte 8
3.3 Estratégias x Clientes 8
3.4 Segmentação e Cliente Alvo 9
3.5 Satisfações do Cliente 9
Organograma da Empresa 10
Criado Pela Equipe 11
Análise e Sugestões de Melhorias 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
[pic 4]
INTRODUÇÃO
De acordo com a ementa PIPA-Programa de inscrição as práticas administrativas, que é avaliar a forma como as organizações administram seus negócios, nossa equipe visitou a Lanchonete O Passaporte e entrevistamos o Gestora e proprietária Aurelita Dué Fragoso. no qual observamos cada ponto trabalho de acordo com o direcionamento do PIPA.
A empresa estudada tem como razão social O Passaporte, no qual, o mesmo já está em Maceió há 7 ano, tendo como gerente operacional e proprietária, Aurelita Dué Fragoso.
Hoje, a empresa tornou-se bem conhecida em Maceió, tendo como maior destaque fast-foode outras variedades de produtos comercializados, como: Lanches tradicionais
Além de possuir uma variedade de produtos, também é bastante frequentada por jovens, público mais velhos.
Além de possuir um cardápio bastante variado, também se dispõe em oferecer um atendimento padronizado e de excelência.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.2 A capacitação de pessoas em uma organização
Este trabalho apresenta um estudo sobre Treinamento e Capacitação nas empresas, analisando e esclarecendo seu funcionamento e importância para o crescimento organizacional e profissional. O estudo de caso feito no O passaporte, relata as dificuldades que a empresa enfrentava por falta de colaboradores que não sabiam trabalhar em equipe. O objetivo é mostrar a importância do processo de Treinamento e Capacitação como vantagem para as empresas alcançarem produtos de qualidade, boa penetração de mercado e clientes satisfeitos e fidelizados. A relevância desse trabalho se concerne no fato de que em um ambiente de grande concorrência e que impõe às empresas novos desafios e demandas, a satisfação e o comprometimento dos trabalhadores são exigências que estão como ordem para o sucesso e para a sustentabilidade dos negócios. O resultado mostrou que na empresa pesquisada os funcionários passaram a trabalhar em um ambiente mais favorável à satisfação, onde se pode constatar que o treinamento, a capacitação e a motivação beneficiam a gestão de pessoas, mostrando informações importantes a serem consideradas na administração dos Recursos Humanos. Logicamente esta postura não será alcançada de uma hora para outra nas organizações, cabe aos profissionais de Recursos Humanos e verdadeiros agentes de mudança, fazer desse princípio uma realidade imprescindível para o sucesso das empresas.
A proprietária, Aurelita Dué Fragoso produz os treinamentos para melhor capacitar seus funcionários, e faz reunião para localizar as fraquezas e erros, no intuito de retifica-los e prevenir a recorrência, também para conversar e motivar seus colaboradores e com um treinamentos dinâmicos facilitar a boa comunicação entre a equipe deixando-os motivados para o trabalho.
O Passaporte tem o modo de avaliação de desempenho que é feito através do programa de micro gestão. E é através desta avaliação que o colaborador contribui para o seu crescimento dentro da empresa. São analisados os pontos, como: pontualidade no horário, higiene pessoal, responsabilidade com a empresa (onde jamais é acatado aqueles funcionários descomprometidos), boa relação interpessoal e até mesmo intrapessoal.
...