ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Por: LucianaMendes • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.684 Palavras (19 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ELIANA NEVES RODRIGUES – RA: 408983
IVANA MUNIZ CORRÊA - RA: 441692
LORENA QUARESMA – RA: 426536
LUCIANA MENDES – RA: 414369
PALOMA FERNANDES BARRETO - RA: 433798
TECNOLOGIA DA GESTÃO
(ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS)
Professor de Ensino a Distância: Ademir Cavalheiro Leite
Tutor de Presencial: Professor Joaquim de Castro Junior
MACAÉ / RJ, 02 de Maio de 2014.
SUMÁRIO
- Descreva detalhadamente a empresa identificada.____________________________03
- Mudança Organizacional.________________________________________________03
- Apresentar o conceito e os vários papéis do gestor organizacional.______________04
- Gestão de Qualidade Total._______________________________________________06
- Sobre a terceirização, na empresa de estudo._________________________________06
- As principais características, vantagens e aplicações de cada uma das tecnologias._07
- Por que fazer o Benchmarking?____________________________________________09
- Reengenharia.__________________________________________________________10
- Gestão e Organização Horizontal.__________________________________________12
- Debater as questões que estão na frase a seguir.______________________________14
- BIBLIOGRAFIA._______________________________________________________16
2
- Descreva detalhadamente a empresa identificada:
• Nome: Fluke Engenharia Ltda.
• Localização: Rua Imboassica S/N Imboassica CEP: 27910-000 Macaé/RJ - Brasil
• Segmento em que atua: Offshore/ Onshore
• Produtos fabricados e/ou comercializados: Torpedos, Boias, Âncora e etc...
• Porte/Tamanho: Empresa de grande porte
• Justificativa da escolha da empresa: A empresa recentemente passou pelas seguintes mudanças:
Implantação de novas tecnologias - Instalação de maquinas de marcação de ponto de ultima geração, Implantação de sistemas internos de entrada e saída de material do estoque, trazendo maior agilidade e segurança nos processos de separação e conferência dos produtos, e consequentemente maior satisfação por parte dos clientes.
Quebras de paradigmas – Foi a elaboração de um planejamento estratégico para estabelecer e cumprir algumas metas.
• Nome e cargo do contato da equipe na empresa: Paloma Fernandes Barreto,
Auxiliar Administrativo
- Mudança Organizacional
É o processo de transformação resultante da ação de mudar, planejada ou não, decorrentes de fatores internos ou externos à empresa, podendo atingir componentes como o comportamental, estrutural, tecnológico e estratégico onde os resultados levem ao desenvolvimento individual para um maior desempenho da organização.
Tais mudanças não costumam serem bem-vindas, as reações mais frequentes são acompanhadas de resistência pelo fato de requerer transformação e quebra de paradigmas, novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substituir por um estado provisório de tensão. As fontes de resistência individual relacionam-se às características pessoais dos indivíduos e envolvem aspectos como: hábitos, necessidades, características de personalidade, inseguranças, grau de conhecimento, questões econômicas e ameaças advindas da mudança.
Estamos no tempo que está informado é um diferencial, onde grandes pressões são originadas pelo mercado que exige constantes mudanças para se fazer frente a competição o grande requisito para uma mudança sem maiores estresse é o planejamento onde a “pré-mudança” para que o processo se dê de uma maneira satisfatória para todos.
3
“A mudança é um túnel escuro para a gente, é normal temermos o inesperado”, afirma a consultora Alessandra Assad, autora do livro “Atreva-se a mudar – Como praticar a melhor gestão de pessoas e processos”.
É necessário no planejamento reconstruir todo o contexto, mapeando por etapas o que será mudado, mobilizando e informando a equipe toda e realinhando a nova estrutura conforme as necessidades, convencendo e motivando os funcionários a fazer parte do processo e a se transformarem em agentes da mudança, para a mudança ser bem-sucedida.
1–Informação e diálogo – Explicar sobre a necessidade de mudar aos funcionários, que são os agentes de mudança, que precisam sentir-se envolvidos no processo e entender a necessidade, ouvir opiniões dos envolvidos;
2 - Explicar como podem participar e o que terão que fazer para conservar seus empregos. Eles devem compreender que as mudanças trarão benefícios e não cortes. Conscientes que as mudanças serão benéficas se empenharão no processo de transformação;
3 - Mostrar que a sobrevivência da empresa no mercado está ligada à capacidade de inovação juntamente com a capacidade pessoal e profissional de cada funcionário envolvido;
4–Deixar claro o sentido de urgência irrevogável para implantação das mudanças;
5- Envolver os pensantes com comprometimento total ao processo, desde a alta cúpula até o mais baixo dos cargos da empresa;
6- Mostrar que mudanças quando bem feitas, são sempre benéficas, contudo é preciso arriscar, ousar, inovar, se readaptar só assim as transformações acontecem de fato.
7 - Adaptar fundamentalmente na cultura da empresa às mudanças feitas, onde dela passará a fazer parte integrante, com isso serão aceitas e assimiladas.
- Apresentar o conceito e os vários papéis do gestor organizacional.
a)Definir o conceito e os vários papéis do gestor organizacional com base no livro-texto.
Conceito de Gestor
Pessoa que possui como meta adotar um modelo de organização orientado por princípios e valores expressos na missão, onde reflitam a cultura da empresa levando-a rumo aos objetivos almejados, capaz de planejar estrategicamente procedimentos específicos administrativos onde os objetivos se tornem realidade, materializando a visão empresarial. Faz tudo isso levando em conta todo o conhecimento adquirido ao longo de sua experiência profissional, onde se utiliza de modelos mentais que são permeados por valores representando o seu próprio estilo.
...