ATPS ADMINISTRAÇÃO 3ºSEMESTRE
Por: Ana Ferraz • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 232 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Indaiatuba
Curso de Administração de Empresas e Contabilidade
ANA CAROLINA FERRAZ DA SILVA – RA 9859515177
IZABELA GONÇALVES DO CARMO – RA 9024436613
MATEUS VINICIUS LEONI – RA 9911153803
LEONARDO ARRUDA – RA 9899532391
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
Processos Administrativos
ETAPA 3
INDAIATUBA – SP
2015
ANA CAROLINA FERRAZ DA SILVA – RA 9859515177
IZABELA GONÇALVES DO CARMO – RA 9024436613
MATEUS VINICIUS LEONI – RA 9911153803
LEONARDO ARRUDA – RA 9899532391
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
Processos Administrativos
ETAPA 3
Trabalho apresentado pelos alunos do 2º semestre dos cursos de Administração de Empresas e Contabilidade, para a disciplina de Processos Administrativos, na Faculdade Anhanguera de Indaiatuba, sob a orientação do prof. Cláudio Rodrigues.
INDAIATUBA – SP
2015
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 4
2- O QUE É LIDERANÇA? 5
3- DIFERENTES TIPOS DE LIDERANÇA 6
4- RESPONSABILIDADE SOCIAL 8
5- RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 9
6- CONCLUSÃO 10
7- BIBLIOGRAFIA 11
- INTRODUÇÃO
O estudo apresentado a seguir tem como base o importante papel da Direção que é acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem e acontecerem, que está relacionada com colocar as pessoas em ação. Ou seja, é a atribuição gerencial ligada ao exercício da liderança, exercendo influência sobre os funcionários.
As análises feitas pelo grupo são baseadas em artigos, livros e o PLT.
- O QUE É LIDERANÇA?
É o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados, a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
O exercício da liderança e sua natureza tem sido objeto de estudo ao longo da sua história e evolução no tempo, vários conceitos de liderança mostram que a figura do líder é imprescindível no ambiente de trabalho, pois é por meio de uma boa liderança que a empresa terá colaboradores motivados, um clima organizacional satisfatório com boas relações de trabalho, clientes satisfeitos, bons lucros, resultados positivos, entre outros.
É possível considerar que, em qualquer grupo estabelecido, cada pessoa desempenha um papel próprio cujas funções são essenciais para que os objetivos da equipe sejam alcançados.
- DIFERENTES TIPOS DE LIDERANÇA
- O que toma e Controla: São aqueles de ampla capacidade de realização. São indicadas para tarefas inovadoras, que careçam de grandes doses de energia. São realizadores por excelência e gostam do novo e do desafio. Têm dificuldades no trabalho de grupo, já que as metas são normalmente mais importantes que o desenvolvimento das pessoas. São pessoas dinâmicas, muitas vezes carismáticas, com grande condição de empreender batalhas árduas. Seu foco sempre será as metas e o grupo deve segui-lo destemidamente. O foco é sempre o objetivo. Ele, com certeza, vai conseguir. As dificuldades das pessoas talvez fiquem à margem da sua atenção, já os seus resultados não.
- O que mantém e Controla: São os que preferem o conhecido. São ótimos replicadores de processos já estudados e estabelecidos. Gostam da rotina. São a ligação entre o ontem e o amanhã. Em sua mente a manutenção das coisas como está é um forte indicativo de que amanhã tudo estará bem. A frase “não mexer em time que está ganhando” é um forte indicativo de sua forma de ver o mundo. Uma das dificuldades desse tipo de posicionamento é a falta de análise das mudanças que acontecem no mercado.
- O que apoia: São as pessoa necessária ao desenvolvimento do grupo. É a “liga” entre as pessoas. São ótimos chefes de equipes onde a cooperação é especialmente necessária. Buscam os resultados necessários sob plena observância das necessidades e possibilidades das pessoas. Gostam de treinar, de auxiliar, de ver as pessoas se desenvolvendo e alcançando metas. Sua meta é a harmonia entre o objetivo traçado e o crescimento das pessoas a sua volta. São profissionais muito importantes na qualificação da mão de obra de uma empresa.
- O que negocia: São aqueles mais indicados para se orientar disputas, para se chegar a um consenso. É o elemento de paz e harmonia. As metas podem ser facilmente alteradas em resposta às pressões do momento. O compromisso é com o bom astral, com a paz. Ele não controla o grupo, não se impõe, nem mantém o pulso firme diante das metas a serem alcançadas. Se pensarmos novamente em grupos de alto nível, onde todas as pessoas são extremamente conscientes, preparadas para a realização dos objetivos propostos, ele talvez seja o mais adequado. Em outras situações onde exista um momento de profundo conflito e o estabelecimento não possa, naquele momento, alterar os seus quadros de pessoal, talvez ele seja a pessoa indicada.
- RESPONSABILIDADE SOCIAL
É quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária, pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno ou atores externos.
Exemplos de atitudes para serem realizadas na Cafeteria:
- Melhoria de qualidade do relacionamento com seus diversos públicos-alvo, usando como estratégia de marketing de relacionamento, especialmente com clientes, fornecedores e distribuidores.
...