ATPS Produção etapa 1 e 2
Por: karinecoalho • 19/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.835 Palavras (8 Páginas) • 476 Visualizações
Uni ABC Universidade Do Grande ABC – Anhanguera
Giovanna Andrade 4200057931
Gustavo Ferreira Possarle 3715672710
Jeniffer Souza Porto Paz 4200073443
Karine Tilhaque Coalho Nicolau 4243845837
Leonardo Santana de Azevedo 3175612702
Viviane Silva 3708625230
Curso de Administração
Prof. Alexandre
Administração da Produção e Operação
ATPS
Santo André, Setembro de 2014
Etapa 1
Passo 1
O comércio sempre existiu desde os tempos antigos do homem. Trocas de objetos de uso pessoal ou para casa era a moeda de troca e também o incentivo a produção que ali se iniciava. Com o passar dos anos e a evolução humana, logo a demanda superou a oferta. O que mostrou a necessidade de um trabalho mais abrangente em escala de trocas, mas ainda não grupal. Surgiram então os artesãos, que séculos depois foram depreciados pela revolução industrial.
A revolução industrial foi de grande impacto para aquela época e até mesmo aos tempos atuais. Começou discreta, mas inovadora, trazendo a primeira máquina a vapor que logo substituiu grande parte do trabalho braçal. O que levou á contratação de grupos de artesãos para as fábricas, com a implantação de controle de pessoal, planejamentos, treinamentos, área financeira e etc.
Anos após, Frederick Taylor nos apresenta a administração cientifica que tem como objetivo medir, calcular e planejar a produção ao menor custo/tempo aumentando a produtividade. Posteriormente Henry Ford nos traz novos conceitos com sua linha de montagem, onde criou vários novos processos, departamentos e técnicas administrativa que vemos até os tempos atuais, como estoque, produtos em processo, sindicatos, estatísticas de qualidade e etc.No Brasil a produção se elevou muito com essas novas técnicas o que possibilitou a implantação definitiva do controle de qualidade.
Hoje os clientes tornaram-se mais exigentes com relação aos produtos que consomem. Na hora da compra, o fator determinante não é somente o preço, mas também a qualidade, segurança, durabilidade, garantias, entre outros. O que forçou as empresas á atenderem essa demanda que está em busca de satisfação acima de qualquer coisa.Com a automação da produção e o grande desenvolvimento tecnológico é possível realizar tamanha oferta.
Alguns conceitos da Administração de Produção:
Engenharia Simultânea: Consiste em agregar todos os setores da empresa tanto quanto com os fornecedores, a fim de maximizar os lucros e reduzir prazos, custos e problemas.
Consórcio Modular: Parceria entre empresas que visam maximizar a produção de veículos, minimizando custos, investimentos, tempo de produção e estoque.
Benchmarking: Compara a criatividade e inovação entre setores ou concorrentes, analisando técnicas e planejamentos.
Sistemas flexíveis de manufatura: Criado para melhorar a eficácia da produção, consiste em um conjunto de máquinas interligadas á uma central que as coordena e coleta informações.
Manufatura integrada por computador: sistemas de computadores que tem por objetivo também, melhorar a eficácia da empresa.
Tecnologia de grupo: De forma estratégica, manipular a produção de forma celular. Unindo grupos que melhor atendam suas características e tarefas em comum.
Just in time: Muito utilizado, que tem por finalidade o gerenciamento da produção, maximizando volumes e resultados, com o mínimo possível de matéria prima, tempo, estoques intermediários, embalagens e etc.
Células de produção: Técnica que exige dos funcionários que participem de todo o processo produtivo e q interajam entre si de forma coordenada. O que acelera a produção.
Desdobramento da função qualidade: É a qualidade como um todo do produto. Desde seu planejamento, aprovação, apresentação, produção e venda. Está presente em todos os ciclos.
Passo 02
Empresa: | Ex Brindes |
Localização: | Zona sul ( av. Nossa senhora do sabará s/n) |
Tipo de segmento: | Brindes promocionais e presentes coorporativos |
Porte: | Pequeno |
Produto comercializado: | Presentes coorporativos no geral ( canetas, chaveiros, kits femininos etc) |
Publico alvo: | Toda e qualquer empresa do mercado nacional e internacional |
Passo 3
[pic 1]
Passo 4
Na etapa 1 concluímos todo o processo da evolução na linha de produção, compreendemos como se originou, como os fatores históricos colaboraram para o processo da evolução, pois com o decorrer dos tempos a necessidade de melhorar as metodologias era eminente. A transformação de manual para tecnológica foi essencial para termos hoje as melhores montadoras e empresas com maquinas de ultima geração. Os processos vão melhorando com o passar do tempo , pois sempre estamos nos aperfeiçoando e fazendo de tudo para que o serviço seja mais eficaz e sem grandes números de erros.
Temos o modelo da linha de produção de uma fabrica de brindes, onde identificamos todos os passos até a conclusão do produto, um trabalho que requer tecnologias que são favoráveis para facilitar a mão de obra. O importante é aproveitar as oportunidades de sempre qualificar os sistemas implantados, com foco no junt in time, técnicas de planejamento, parcerias, produtividade, e flexibilidade para atender toda demanda e processos necessários.
Etapa 02
Passo 01 ao 03
Relatorio Giovanna.
Com o aumento da competividade da concorrência, empresas buscam formas alternativas de redução de custos para investimentos em tecnologia e qualidade nos produtos, a fim de gerar o diferencial que agregará valor ao mercado. Nesse artigo, é exposto como a Volkswagen buscou inovar e gerou um modelo de gestão modular para aumentar sua competividade.
...