ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS HUMANOS COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Por: Cleidesales • 16/4/2015 • Artigo • 3.537 Palavras (15 Páginas) • 249 Visualizações
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
CLEIDE SANTOS SALES
ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS HUMANOS COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
GUIRATINGA/MT
2014
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
CLEIDE SANTOS SALES
ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS HUMANOS COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas.
GUIRATINGA/MT
2014
ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS HUMANOS COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Cleide Santos Sales[1]
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a retenção de talentos nas organizações, como prática da gestão estratégica de pessoas, agregadora de conhecimento e competitividade. Para realização deste trabalho foram utilizados como metodologia de pesquisa a descritiva e exploratória. Foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográficas e documental. Tem como proposta auxiliar os profissionais da área no que se refere a melhoria dos processos e implantação de políticas na organização para alcançar resultados positivos por meio do seu capital humano. Portanto, vê-se a influência de investimento no talento e capital humano diferenciado, ou seja, nas pessoas, dentro da organização, além de analisar os meios de identificar, atrair, treinar, desenvolver e reter esses talentos na empresa para o sucesso da instituição.
Palavras-chaves: Gestão de Pessoas. Retenção de Talentos. Conhecimento. Competitividade.
Introdução
As organizações e as pessoas convivem em contextos que são infinitamente mutáveis, sendo essa uma de suas principais características. Atualmente, mais que em qualquer outra época, veicula-se que as organizações existem com a finalidade de servir a um público alvo e fazê-lo, preferencialmente, com qualidade.
Isso significa que a razão de toda e qualquer empresa, seja em que segmento ela atue, é propiciar ao seu cliente, um elemento chave chamada satisfação, partindo-se da premissa de que o ator social, consumidor de serviços e produtos, está a cada dia mais exigente, dado que o mesmo dispõe de variadas opções numa mesma estrutura social e cenária.
Além do processo de recrutamento bem aplicado, as empresas precisam oferecer condições para que estas pessoas se desenvolvam e contribua para o alcance dos objetivos organizacionais, uma forma é o treinamento de desenvolvimento de pessoas para que conheçam e desempenhem na prática bem sua função. Para manter estas pessoas motivadas é necessário o monitoramento destas técnicas de treinamento e oferecimento por parte da empresa de benefícios que satisfaça as necessidades básicas e os façam sentir seguros a permanecerem nesta.
Atualmente, a grande dificuldade de recrutar e selecionar pessoas qualificadas se dá pela falta de mão de obra qualificada para um mercado super competitivo e exigente, em contra partida as pessoas também buscam por empresas que oferecem além do salário que compense uma remuneração completa com diferentes benefícios. Tanto as empresas precisam das pessoas para produzir bens e serviços e serem parceiras e colaboradoras da organização, as pessoas também necessita das empresas para alcançarem seus objetivos pessoais, que sem as organizações não poderiam alcançar tais esforços sozinhos. s produtivos diversos, transpondo barreiras geográficas, sob várias formas.
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a retenção de talentos nas organizações, como prática da gestão estratégica de pessoas, agregadora de conhecimento e competitividade.
Desenvolvimento
Gestão De Pessoas
Com o surgimento da automatização e das tecnologias da informação parecia que a necessidade de se terem seres humanos para o trabalho chegaria ao final. Veio à customização e a melhoria do setor de serviços, com isso passa a exigir mão de obra capacitada. O trabalhador alcança o mais elevado status de relevância estratégia para as organizações e o mundo do trabalho. Para (Chiavenato, 2004, p.34), administração de pessoas é uma das áreas mais afetadas dentro das empresas no mundo moderno, conforme citação abaixo:
A ARH é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. As empresas perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso que introduz a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões.
O setor pessoal deve disponibilizar com transparência para empresa qual o grau de colaboração dos funcionários e para os mesmos qual a retribuição da empresa no tempo (Dutra, 2002). A eficácia de formar e manter capital intelectual, evitando que haja trocas corriqueiras de pessoal, é um dos indicadores de competitividade que preocupam os gestores de pessoas, isso porque a saída indica perda de um talento, cultura e historia organizacional (Gramigna, 2002).
Com a verificação dessa importância nas organizações, busca-se uma melhor conceituação do assunto. Segundo Dutra (2002) diz que gestão de pessoas é:
“Um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo (Dutra, 2002, p.17)”.
Para (Chiavenato, 2008, p.8), Gestão de Pessoas é uma área muito sensível conforme abaixo:
Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é extremante contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negocio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes
...