DESENVOLVIMENTO HUMANO E CULTURA ORGANIZACIONAL
Por: BS Interativo • 10/10/2020 • Relatório de pesquisa • 358 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA E NÉGOCIOS
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO HUMANO E CULTURA ORGANIZACIONAL
DOCENTE: ANDRÉ KAERCHER
DISCENTE: BRENDON SAMPAIO ROSA
RELATÓRIO ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Como atividade complementar ao curso pós-graduação da UNEB, apresento um relatório da aula “Desenvolvimento Humano e Cultura Organizacional” ministrada pelo docente André Kaercher, que apresentou reflexões para realidade da sociedade do cenário atual, dando ênfase à importância de mudanças de hábitos.
Nos últimos meses o mundo paralisou com os impactos da Pandemia COVID-19 e transformou o modo de viver das pessoas, criando uma readaptação de rotinas com o confinamento/ isolamento que afeta a liberdade de ir e vir. É interessante salientar que o termo em questão é praticado há muitos anos, por problemas sociais e uma cultura preconceituosa.
Diante dessa questão, o isolamento tem provocado reações muito diferentes ao momento de mudanças radicais que impactarão diretamente na forma de pensar e de viver. Para tanto, entender que o processo de alcançar nossos objetivos em um ambiente desconhecido e em transformação, necessita que aproveitemos das ferramentas disponíveis como a técnica GROW, sendo estabelecido por quatro pilares, que são: as metas, a realidade, as oportunidades e os motivadores. Essencialmente, o estabelecimento de metas é primordial para nortear o caminho das nossas vidas, bem como adequar o processo a realidade em que se vive e as oportunidades que venham surgir, estão atrelados aos elementos motivadores, esses que impulsionam e geram uma consciência de autoconfiança.
Destacou, ainda o ser humano culturalmente está acostumado a priorizar elementos não tão importantes, deixando lacunas e setores em crise, como família e saúde que são essenciais para estabelecer equilíbrio de metas. Substancialmente, a ferramenta “Roda da Vida” tem como objetivo gerar o
alinhamento das áreas da vida, provocando uma reflexão e foco para alcance dessas metas.
Como resultado dessa avaliação, concluo, a construção e reconstrução de saberes continuamente permite o entendimento de planejar nossos passos como uma simples ferramenta, que estão atrelados a pequenos hábitos e crenças, além disso, permite e provoca diferentes olhares e intervenções sobre nossa realidade para o alcance de nossas metas, como observado no método Canvas apresentado, assim, possibilitando a criação de ideias, ações e identificação dos elementos sabotadores que atrapalham nossa evolução.
...