AVA ETICA
Por: Celeste Aparecida Vitor • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 758 Palavras (4 Páginas) • 460 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 1]
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Gestão Comercial
Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional de Santo André
Nome | Celeste Aparecida Vitor |
RA | 2484637242 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Sumário
Introdução2
Etapa 2 3
Etapa 34
Etapa 44
Etapa 55
Conclusão6
Bibliografia7
INTRODUÇÃO
Ao analisar o texto consegui compreender que ética e moral são elementos essenciais seguido dos valores e crenças que é imposto ao ser humano desde o principio da convivência com a sociedade.
Criando assim “uma escada” que levará o individuo as concepções individuais de suas crenças e valores, afirma a escritora Sofia Esteves:
(...) “Prioridades mudam ao longo da vida, mas valores e crenças não, pois compõe a essência de cada um de nós”.
Desse modo suas escolhas refletem em suas profissões e relacionamentos, trazendo para á pratica tudo aquilo que lhe foi imposto, podendo assim discernir o certo do errado.
- Justificativa da escolha do conjunto de crenças e valores.
O Conjunto de crenças e valores está ligado ao individuo assim como cada corporação os possui.
Fazendo pesquisas relacionadas á maior empresa do Brasil – Petrobrás, onde recentemente houve uma serie de investigações sobre os escândalos mundialmente conhecidos como LAVA JATO, onde investiga um grande esquema de lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo grandes empreiteiros e políticos, desviando verbas para determinados partidos políticos (pagamento de propina).
A Petrobrás por sua vez com valores como:
Desenvolvimento sustentável, integração, resultados, prontidão para mudanças, empreendedorismo e inovação, ética e transparência, respeito a vida, diversidade humana e cultural, pessoas e principalmente o orgulho de ser Petrobrás. Teve seus valores violados devido aos escândalos vivenciados mundialmente.
- Implicações Éticas do profissional que não apresenta os mesmos valores.
Essas ações negativas fizeram com que a Petrobrás perdesse sua credibilidade, sendo assim, a mais prejudicada tanto financeiramente como moralmente.
Desse modo observamos que não é somente uma empresa que corrompe os valores de um individuo, mas o mesmo pode acabar com os valores/ideal de toda uma corporação.
Com as investigações os funcionários que não respeitaram os valores éticos da empresa foram submetidos á pena legais como:
- ALBERTO YOUSSEF, doleiro que foi um dos primeiros a ser preso por suspeita de ser o comandante do esquema.
- PAULO ROBERTO COSTA, diretor de abastecimento, preso por suspeita de destruir e ocultar documentos.
- Fornecedores da Petrobras depositaram cerca de R$: 34,7 milhões na conta de uma empresa de fachada controlada por YOUSSEF.
Entre uma serie de problemas causados pelo esquema LAVA JATO.
- Impactos nos resultados da empresa
Com a falta de compartilhamento de crenças e valores dos colaboradores relacionados a corporação terá como conseqüência a desmotivação, baixa produtividade, falta de interesse, desrespeito ao próximo, intolerância; Onde acabará prejudicando os rendimentos e qualidade da organização, fazendo assim com que a empresa perca a credibilidade.
Conclusão
Desse modo tanto o individuo como a empresa, possui ideais individuais, assim como ética e moral.
Considerando um bom entendimento entre empresa e funcionário, é necessário que os mesmos compartilhem de um mesmo raciocínio, para que não haja um conflito de interesses; visando uma melhor rentabilidade.
Cada individuo que compõe uma organização tem a suma importância de exaltá-la ou afundá-la, fazendo com que seja necessária a compatibilidade dos valores e das crenças, sempre respeitando a visão e o horizonte de cada individuo.
...