Abordagem de uma problemática ambiental na cidade de Assú-RN
Por: Abraão Lucas • 4/8/2019 • Trabalho acadêmico • 1.617 Palavras (7 Páginas) • 176 Visualizações
[pic 1]
COMPLEXO EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ
2° MOSTRA CIENTÍFICA CESA
RELATÓRIO DE PESQUISA
Lixão Municipal : Abordagem de uma problemática ambiental na cidade de Assú-RN
[pic 2]
Sumário:
Ficha de Identificação...................................................01
Introdução:....................................................................02
Metodologia Utilizada:..................................................03
Entenda o funcionamento do aterro:...........................04
Funcionamento operacional do Aterro Sanitário:........06
Importância do aterro sanitário :..................................07
Conclusão:....................................................................08
Fontes:..........................................................................09
[pic 3]
COMPLEXO EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
Título do Projeto: Abordagem de uma problemática ambiental na cidade de Assú-RN
Área Do Conhecimento do Projeto:
( X ) Ciências da Natureza ( ) Ciências Sociais
( ) Ciências Humanas ( ) Linguística, Letras e Artes
Segmento:
( ) Ensino Fundamental II ( X ) Ensino Médio
Série: Turma:
( ) 1° Série ( X ) Única
( X ) 2° Série ( ) Turma 01
( ) 3° Série ( ) Turma 02
Professor (a) Orientador (a): Ítalo Lemos
Componentes: Rildson, Abraão, Joan, Nicolas.
Pagina: 01
[pic 4]
Introdução:
Este texto surgiu do resultado da proposta de trabalho final da disciplina de Ciências da Natureza, a qual nos deu a liberdade de escolhermos um determinado ambiente para estudar, Assim, optamos por realizar nosso trabalho com o Lixão Municipal da cidade de Assú/RN, por constituir um problema enfrentado pela cidade, e que, principalmente depois das últimas eleições no município, está sendo bastante comentado. Optamos também, por ser paradoxalmente próximo e distante de nós: próximo porque, além de acadêmicos do mestrado, somos cidadãos locais. Portanto, essa realidade faz parte de nossas vidas; e distante porque, até o momento, nenhum de nós havia se dedicado a pensar sobre a temática em questão. Com o que foi dito, queremos apenas ressaltar que, para nós, o trabalho com o tema foi inédito. Tal ambiente nos dá a possibilidade de considerar relações com as temáticas estudadas na disciplina acerca dos sistemas ambientais, incluindo as relações com a educação ambiental, à medida que o problema do lixo é de todos. Logo, requer uma atenção especial da Educação Ambiental (EA) quando se pensa em ações que envolvam a comunidade para a superação de um cenário de degradação ambiental proporcionada por um lixão a céu aberto e próximo à zona urbana como é o nosso caso.
Pagina: 02
[pic 5]
Metodologia Utilizada:
A realização do trabalho final da disciplina referida anteriormente incluiu estratégias de visita ao lixão municipal, realizada pelo grupo, na qual, além da observação, foram feitos registros fotográficos e filmagem do local num dia de atividade em que podemos perceber e registrar o fluxo de caminhões descarregando e a atuação dos profissionais envolvidos. Na oportunidade, também realizamos uma entrevista com a equipe da Prefeitura, responsável pelo local, a qual nos forneceu dados que são explicitados no decorrer do trabalho. Também realizamos uma entrevista com o responsável, na ocasião, pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) órgão competente pelo lixão municipal. Durante a entrevista, o mesmo nos apresentou dados históricos do lixão e as perspectivas do projeto de Aterro Sanitário, que estava sendo construído pela Prefeitura e prestes a entrar em funcionamento. No diálogo estabelecido no encontro, surgiu a necessidade de esclarecimentos acerca das ações de EA realizadas pelo município com relação ao tema. O funcionário da SMSU nos encaminhou para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), para entrevistarmos a pessoa responsável pela EA e também para a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), onde entrevistamos o secretário em exercício naquele momento.
Além das entrevistas e da saída de campo, foi realizada uma consulta bibliográfica referente ao tema, à legislação acerca dos resíduos sólidos e aos próprios referenciais estudados na disciplina de Fundamentos de Ecologia de Sistemas.
Pagina: 03
[pic 6]
Entenda o funcionamento do aterro:
O aterro sanitário é uma obra de engenharia com o objetivo de tratar a decomposição final dos resíduos da forma mais ambientalmente correta possível. O seu funcionamento é basicamente assim:
- A base do aterro é constituída por um sistema de drenagem de chorume;
- A base deve estar em cima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade (PEAD), em cima de uma camada de solo compactado para evitar que haja vazamento de líquidos para o solo. Evitando assim contaminação dos lençóis freáticos;
- O interior do aterro possui um sistema de drenagem de gases, possibilitando a coleta do biogás (constituído por metano, CO2 e vapor de água) até a atmosfera. Este gás é queimado ou é aproveitado para geração de energia.
- Todos os resíduos são cobertos por camadas de argila e também é constituído por um sistema de drenagem de águas pluviais, protegendo de infiltrações de água de chuva no interior do aterro;
- Todo o aterro sanitário deve ser monitorado;
- Todo o limite do aterro deve ser cercado, impedindo entrada de estranhos e animais;
- O aterro precisa possuir balança para controle da quantidade de resíduos que estão entrando;
- Guarita;
- Prédio administrativo;
- Oficina;
- O aterro deve ter uma distância de aproximadamente 200 metros de qualquer curso d’água.
Pagina: 04
[pic 7]
[pic 8]
Normatização e legislação dos Aterros Sanitários
...