Administração da Produção, Logística, Simulação Empresarial e Seminário Interdisciplinar IV.
Por: eudody • 30/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.079 Palavras (9 Páginas) • 1.107 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL....................................................................... 4
2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO 5
2.2 SIMULAÇÃO EMPRESARIAL 13
2.3 LOGÍSTICA 14
3 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade ilustrar e demonstrar que o grupo adquiriu os conhecimentos necessários nas aulas deste semestre nas disciplinas.
Acreditamos que as referidas aulas foram importantes para a elaboração e conclusão deste portfólio e na consecução das respostas.
2 DESENVOLVIMENTO
A seguir vamos desenvolver nosso entendimento, através das respostas aos questionamentos apresentados pelos professores deste semestre.
Realizamos uma pesquisa/entrevista na empresa Transpiratininga a fim da elaboração deste trabalho semestral.
Explicitaremos abaixo nosso entendimento.
2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ORGANOGRAMA
Organograma da Empresa Transpiratininga. “Nós fazemos mais logística”.
2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A empresa objeto de pesquisa foi fundada em 1975 (Transpiratininga) e atua em parceria com empresas nacionais e multinacionais dos mais diversos segmentos.
Observamos que inicialmente as atividades da referida empresa, eram basicamente na área de transporte de cargas e a empresa foi se adequando as necessidades dos clientes passando a atuar também na área de locação de máquinas e equipamentos, pois já tinha a mão de obra qualificada para operá-los.
Devido à crescente demanda do mercado, a Empresa Transpiratininga, foi se estruturando e adquirindo know-how e, passou a integrar toda a movimentação interna, o que foi uma tendência natural já que estava presente nas organizações com a sua mão de obra especializada.
Uma empresa solida e com um know how de seus 30 anos de atuação no mercado, tendo ainda uma perfeição operacional valorizada por clientes e atestada pela ISO 9001, a empresa Transpiratininga oferece mais logística para racionalizar, integrar e aperfeiçoar os processos, sendo reconhecida por proporcionar mais qualidade, mais tecnologia, mais agilidade e mais inovação, embasadas na excelência operacional e no diferencial humano.
Possui um patrimônio tecnológico, intelectual e humano, o que permite criar relações de parceria com a eficiência comprovada aliando-se à flexibilidade para renovar processos, tendo sempre o objetivo em atender mais e melhorar as demandas de seus parceiros.
Acreditamos que isso é possível porque a empresa possui um investimento e aprimoramento da logística e nas pessoas que a colocam em prática, pois pudemos notar que são elas que criam e transformam para melhor os processos, porque estão capacitadas e motivadas a fazer sempre mais.
A seguir vamos mencionar o processo produtivo da empresa em questão, através de seus serviços que são prestados à seus clientes, sendo eles:
1) Recebimento de matéria prima:
a) Recebimento físico, fiscal e administrativo.
Com intuito em garantir o fluxo contínuo e seguro de suprimentos, a empresa utiliza ferramentas de gestão de recebimento que contemplam tanto os processos ficais (conferência e inserção de dados de notas fiscais, saldos de pedidos de compra, validação dos itens entregues) quanto físicos (operacionalização de cargas, organização de descargas e encaminhamento aos almoxarifados).
Assim, gargalos logísticos podem ser eliminados, e a demanda de entregas é mais bem atendida.
b) Abastecimento de linha de produção;
É garantido pela empresa Transpiratininga o abastecimento eficiente da linha de produção com o planejamento integrado de toda a logística de materiais e a aplicação eficaz dos sistemas envolvidos.
Do desenvolvimento de embalagens que eliminem transbordos e garantam o fluxo contínuo até o uso de ferramentas "pull systems" (como a programação Kanban), os novos conceitos de PCP são geridos da forma mais adequada à realidade de cada cliente.
c) Armazenagem;
Estratégias logísticas são redesenhadas para atender as novas necessidades que surgiram com a expansão das empresas; sendo assim, a Transpiratininga possibilita a implantação de novas modalidades de armazenagem (como Centros de Distribuição, Consolidadores de Carga, EADI's, Armazéns Cross-Docking) que atendem às modernas demandas, encurtam as distâncias e viabilizam a logística de produção.
d) Layout do almoxarifado;
A inteligência logística da Transpiratininga analisa a estrutura de almoxarifados como um todo, visando principalmente a sua função abastecedora na Cadeia de Suprimentos.
O planejamento é feito levando em conta não apenas o material estocado, mas também a frequência de utilização, número de giros projetados, disciplina FIFO, distância
...